Econoia de escala

416 palavras 2 páginas
5/2/2014

Folha de S.Paulo - Carreiras e Empregos - Ganhos de escala - 21/10/2012

Assine 0800 703 3000 SAC

Bate-papo E-mail E-mail Grátis Shopping

São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2012

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O MENTOR
TALES ANDREASSI tales1@uol.com.br

Ganhos de escala
Obtém-se economia de escala quando, ao elevar o volume de produção, o custo para fazer cada item diminui
Se você quiser ser um empreendedor e orientar o seu negócio para o crescimento, então precisará conhecer o conceito de escala. À medida que aumenta a quantidade de bens produzidos, você consegue diminuir o custo desses produtos, pois pode comprar quantidades maiores de suprimentos e negociar melhores preços.
A isso chamamos de economia de escala.
Um software é um bom exemplo de um produto em que esse conceito é bem evidente. O empreendedor gasta alguns milhares de reais para produzir um programa, mas o custo para replicá-lo e distribuí-lo é muito baixo, já que isso pode ser feito por download pelo comprador do software.
No ramo de alimentação, uma forma de se conseguir escala é formatar um modelo de negócio e expandi-lo por meio de um sistema de franquias.
É possível também obter economia de escala de forma indireta.
Algumas companhias, como as do setor de farmácias ou de construção, fazem parte de redes para compras coletivas. Um grupo de pequenas empresas se junta para comprar matériasprimas coletivamente. Como o volume de produtos adquiridos é maior, os fornecedores diminuem o preço final dos produtos vendidos. O empreendedor tem de quebrar a cabeça para conseguir tornar seu negócio escalável, pois é isso que irá garantir seu crescimento. Fazer alianças com outras empresas, seja na compra de suprimentos ou na distribuição dos bens, pode ser um bom começo.
TALES ANDREASSI é professor e coordenador do Centro de

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/carreiraseempregos/73151-ganhos-de-escala.shtml

1/2

Relacionados

  • atps de economia
    2749 palavras | 11 páginas