econmia mercantilista

1478 palavras 6 páginas
Gabarito da Lista 1 – Mercantilistas e Fisiocratas
1) Descreva o “Tableau Economique” de Quesnay, identificando seus propostos e sua função.Qual o esquema proposto por ele na circulação da riqueza? Qual a razão apontada pelo autor de que somente a agricultura produz riqueza, sendo as outras atividades consideradas “estéreis”?

De início é importante observar que os recursos necessários para cada colocar a produção de cada setor em movimento são chamados por Quesnay de adiantamentos, podendo ser de três tipos:
1. Primitivos: Ferramentas, edifícios, alimentos para os trabalhadores, alimentos para o gado etc;
2. Fundiários: Melhorias nas terras, pontes, etc;
3. Anuais: Salários, sementes e outras despesas com a mesma periodicidade.
Quesnay construiu um diagrama1, O Tableu Économique, que representa a distribuição dos adiantamentos através dos setores econômicos, revelando a interdependência destes, e as diversas fases pelos quais a receita inicial passa até dar-se sua reprodução e a formação do produto líquido. Tudo isso no período de um ano.Sinteticamente, portanto, a função do Tableau é descrever o processo de reprodução econômica. Esquematicamente o Tableau funciona da seguinte forma: De posse dos adiantamentos anuais (receita guardada do período precedente), cada setor adquire o necessário para começar a operar: Os agricultores compram sementes, e os artesãos matéria-prima.
À parte dos adiantamentos anuais utilizadas para comprar a produção dos outros setores passa a ser chamada pelo setor que a recebe de adiantamento primitivo.
De posse dos adiantamentos primitivos, cada setor adquire o resto dos recursos necessários para produzir: Os agricultores compram ferramentas e os artesãos alimento.
Cada setor retém uma parte de sua produção para consumo próprio: Os agricultores consomem parte da colheita e os artesãos usam as ferramentas que produzem.
O restante da produção é distribuído entre os setores, sendo que somente para o setor

Relacionados

  • MERCANTILISMO
    496 palavras | 2 páginas
  • historia
    8143 palavras | 33 páginas