Econamia

3558 palavras 15 páginas
-------------------------------------------------
Índice

1. Introdução 1 1.2.Objectivos 2 1.2.1.Objectivo geral 2 1.2.2.Objectivos específicos 2 1.3.Metodologia 2 ii. Desenvolivmento 3 2.1.Origens da teoria dos sistemas 3 2.2.As grandes figuras 3 2.3.Três modelos conceituais: a organização como sistema sócio-técnicos 4 2.4. Ideias centrais 5 2.5.Teoria geral dos sistemas e organização 6 2.6.Papeis e dos diversos subsistemas organizacionais 8 2.7.Os trabalhos de Eric Trist e Fred Emerry e a adaptação das organizações ao meio 9 2.8.Criticas 9 iii. Considerações finais 11 iv. Referências bibliográficas 12

------------------------------------------------- a teoria dos sistemas abertos e a perspectiva sóciotécnica das organizações

1. Introdução

A importância da TGS é significativa tendo em vista a necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou sectores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior número de variáveis possíveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processo existente na Organização. Outro factor também de significativa importância é o feed-back que deve ser realizado ao planeamento de todo o processo.

Teoria dos sistemas começou a ser aplicada na administração principalmente em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores (Científicas e Relações Humanas, Estruturalista e Comportamental oriundas das Ciências Sociais) e da intensificação do uso da cibernética e da tecnologia da informação nas empresas.

Os sistemas vivos, sejam indivíduos ou organizações, são analisados como “sistema abertos”, mantendo um contínuo intercâmbio de matéria/energia/informação com o ambiente. A Teoria de Sistema permite reconceituar os fenómenos em uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de natureza completamente diferentes.

A organização

Relacionados

  • Empresa dos sonos
    2673 palavras | 11 páginas
  • A estrutura de classes das sociedades
    141354 palavras | 566 páginas