Econômia de fichas

Páginas: 5 (1126 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Econômia de Fichas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
Psicologia 5º semestre
















ECONOMIA DE FICHAS
Análise do Comportamento







Santo André
2011








ECONOMIA DE FICHAS
Análise do Comportamento




O trabalho tem como objetivo, definir oque é economia de fichas, e como ela é utilizada em Análise do Comportamento.





Santo André
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
2011



Introdução

Nos anos 50, os Skinnerianos estavam começando a aplicar os princípios operantes em diferentes contextos fora do laboratório. Nessa época, Jack Michael orientou uma pesquisa de doutorado de um jovem analista analista comportamental, TheodoreAyllon, num hospital psiquiátrico canadense, que mostrou como os comportamentos problemáticos dos pacientes estavam diretamente relacionados com as contingências vigentes nas interações entre eles e os enfermeiros. Mostrou como os últimos podem se tornar agentes de mudança comportamental quando mudam essas contingências (Ayllon e Michael, 1959).
Staats, Finley, Minke e Brooks (1964) desenvolveram umsistema de reforçamento para o treino de leitura em crianças de 4 anos. Seu comportamento de ler foi seqüenciado com entregas de bolinhas que, num outro momento, podiam ser trocadas por reforçadores de apoio, como brinquedos de plástico, doces ou outras coisas ou, alternativamente, podiam ser juntadas para comprar brinquedos maiores ou mais caros. Montou-se uma loja com grande variedade dereforçadores de apoio. As crianças visitaram a loja e escolheram os objetos que queriam comprar antes de fazer as tarefas.
A partir da idéia do reforçador de apoio e da experiência no Canadá, Ayllon e Azrin (1968) desenvolveram, num hospital nos Estados Unidos, um programa motivacional para promover comportamentos adequado nos pacientes. O programa especificou comportamentos que seriam reforçados com aliberação imediata de fichas que podiam ser trocadas depois para diferentes formas de prêmios. Esse programa se tornou modelo para as economias de fichas elaboradas nas décadas seguintes.

Economia de Fichas

A técnica economia de fichas visa a modificação de comportamentos com base nos princípios do condicionamento operante, é usado com adultos, mas habitualmente mais usado comcrianças, essa técnica visa promover e melhorar a emissão de certos comportamentos socialmente desejáveis, selecionados e operacionalmente definido para começar o programa. Geralmente estes são comportamentos que a criança ou o adulto não iria realizar-se espontaneamente, pelo menos não tão freqüentemente como o esperado por aqueles que querem educar ou mudar seu comportamento (Zambom et al, 2006).Uma economia de fichas é um sistema de reforçamento no qual se administram fichas como reforço imediato, que são respaldadas posteriormente permitindo que se troquem por reforços mais valiosos. No início do sistema de economia de fichas deve ser reforçador contingente, ou seja, entregando a ficha após o comportamento desejado ocorrer. Na fase mais adiantada do programa pode se reforçarintermitentemente, de modo que os intervalos de troca vão sendo espaçados, podendo chegar até uma vez por semana, na medida em que o comportamento é consolidado. (Patterson, 1996; Alberto e Troutman, 1982; Martin e Pear, 1999).
Os comportamentos necessários para uma economia de fichas são: (1) definição clara e concreta dos comportamentos a serem reforçados; (2) escolha da forma de troca – algumsímbolo ao qual chama-se de ficha, mas que pode ter a forma de uma perfuração ou um carimbo num cartão que o participante carregue consigo, um objeto que ele receba ou um ponto que é adicionado numa conta mantida em um caderno; (3) providência dos bens a serem adquiridos com essas fichas, chamados de reforçadores de apoio (Ayllon e Azrin, 1968).
Assim esta técnica consiste na recompensa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia de fichas
  • ficha de economia
  • Economia De Fichas 1
  • Técnica
  • Sistema de economia de fichas crianças pequenas
  • Ficha de trabalho
  • Utilizando a economia de fichas para melhorar desempenho
  • Análise aplicada do comportamento: utilizando a economia de fichas para melhorar desempenho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!