Ecologia

Páginas: 14 (3464 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2014
ÁGUA, O OURO DO SÉCULO XXI

Danielly Lorrany Carvalho
Marya Fernandes Velasco
Natália Oliveira Silva
Vinícius França dos Santos

Este trabalho apresenta uma abordagem intrínseca da água e suas relações e reações com o século XXI, bem como o desperdício, recuperações de rios e nascentes e o reuso da água. Os métodos aqui apresentados baseiam-se no cotidiano e nas relações "homem enatureza". Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o assunto que iremos apresentar

This work presentation intrinsic approach to water and their relationships and reactions to the twenty-first century, as well as waste, recovery of rivers and springs and water reuse. The methods presented here are based on the daily life and relationships 'man and nature'. A literature on the subject thatwe present was conducted

Palavras-chaves: desperdício, recuperação, reuso.
Keywords: waste, recovery, reuse.















1 INTRODUÇÃO

As informações aqui apresentadas são baseadas em levantamentos bibliográficos e pesquisas. A água, como bem comum e essencial a vida, é sem dúvidas o recurso mais precioso que a humanidade dispõe. Embora não seja essa a sua importância portodo o mundo.
Ao invés de ser um bem universal, o "ouro azul" que possuímos é utilizado para a obtenção de lucro e a exploração. Onde futuramente os que têm capacidade de pagar por ela, a terão, e os que não têm ficaram sem ela. Tornando-se assim um caso de vida ou morte tendo como fundamento o lucro.
Entre os fatores que mais tem afetado esse recurso estão o crescimento populacional, aexpansão da agricultura e a indústria. A população do mundo cresce, mas não de acordo com as fontes hídricas capazes de suprir todas as necessidades, tornando-se assim um problema de ordem pública e mundial. 70% de todo o consumo da água é destinado a agricultura, onde parte dos processos dela são utilizados agrotóxicos que envenenam os lençóis freáticos. E a indústria tem boa porcentagem para acontribuição do caos hídrico: os dejetos da grande maioria são lançados nos rios e lagos, poluindo os 03% de toda a água potável que nos resta.
É preciso reorganizarmo-nos em relação a água para salvarmos a nós mesmos. Reutilizando, ressuscitando. Pois quando procuramos por vida pelo universo, estamos a procura de água, pois só a partir dela é permitida a existência das formas de vida que conhecemos.Apesar de a água ser o maior desafio para a humanidade, precisamos revisar e implantar políticas direcionadas para uma nova ordem mundial no tratamento do nosso ourodo século, ou então, sucumbiremos.











2 ÁGUA, O OURO AZUL
“A água e um recurso natural essencial para a sustentação da vida e do meio ambiente. Ela desempenha papel importante no processo de desenvolvimentoeconômico e social de qualquer pais, sendo um dos principais fatores para o crescimento e desenvolvimento econômico das civilizações.”
(Biswas, 1997)
A importância e a preocupação com a água é antiga se analisarmos a história da humanidade. Os egípcios dependiam inteiramente do rio Nilo, os romanos expandiram suas fronteiras a modo de levar água ate suas cidades.
Um dos primeiros indícios dadomesticação da água ainda na história, foi através do surgimento da agricultura desenvolvendo-se técnicas de irrigação. Sendo a primeira sociedade a utilizar essas técnicas a babilônica, território onde hoje é o atual Iraque.
Mas nem sempre os resultados foram positivos em relação a agricultura. Um exemplo nítido é o mar Aral. Utilizado em 1960 em ambicioso projeto econômico para irrigar plantaçõesalgodão, o grande rio entre a Sibéria e o Uzbequistão perdeu boa parte de sua capacidade hídrica, chegando a secar e desertificar algumas áreas. O resultado foi catastrófico, onde a irrigação floresceu o deserto e aumentou os rendimentos.
Diante de tal cenário mundial de desperdício, danos e poluição, fica evidente que a questão da água está ligada a cultura do desperdício embasada na promessa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!