Ecologia

Páginas: 8 (1859 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Campus Belém.
IFPA















Campo de Estudo da Ecologia





Alunos: Italo Ramon.
Lilian Favacho Rodrigues.
Thais Correa Moraes.
Vanessa dos Santos.
Victor Cidade.
Turma: I2292TGBelém, Pará
2012
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Campus Belém

Professor: Roberto Vilhena
Alunos: Italo Ramon.
Lilian Favacho Rodrigues.
Thais Correa Moraes. .
Vanessa dos Santos.
Victor Cidade.Turma: I2292TG
Disciplina: Biologia.
Assunto:
Campo de Estudo da Ecologia
































Belém, Pará
2012
Introdução
Um dos ramos mais fascinantes da Biologia é a Ecologia. A Ecologia (oikos = casa ou ambiente, logos=estudo) é a ciência responsável por estudar como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente em quevivem e as consequências dessas relações.
Um ser vivo é dependente do meio onde vive e dos fatores que o compõe. Uma serpente, por exemplo, para sobreviver em um local, precisa se alimentar de outros animais menores, como sapos, esquilos e outros roedores. Ao se alimentar, a serpente faz o controle dessas espécies e também serve de alimento para outros animais, como a harpia. Também precisa daágua de um rio para beber e de um abrigo contra predadores. Essas relações e dependências que um indivíduo tem com o meio onde vive e como ele altera esse meio é o objetivo desta ciência.
Os seres vivos são estudados em inúmeros aspectos. Pode-se verificar uma espécie de hierarquia, uma organização da vida que vai desde uma célula até a biosfera formada por grandes ecossistemas, que por sua vezagrupa comunidades de espécies diferentes com seus indivíduos e suas relações com o meio.
Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera. Cada um dos quais constitui um campo de estudo para os biólogos.
De forma resumida e em ordem crescente de complexidade, podemos considerar os seguintes níveis de organização dos seres vivos:átomo, molécula, estrutura, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.
Os conceitos contidos nesses estudos e estas relações propriamente ditas compõem o campo de estudo da Ecologia, uma ciência que tem por missão a preservação das espécies.
Neste texto serão vistos os conceitos deste ramo da Biologia, exemplos sobre a organização dosseres, relações que um indivíduo pode ter com o meio e com outros indivíduos, alterações que ele provoca no meio e as implicações isso que traz para o meio, outros indivíduos e outras espécies.








Desenvolvimento
Os átomos são a menor partícula constituinte da matéria, formada por prótons, nêutrons e elétrons, e que agrupados formam moléculas.
A célula é a unidade estrutural e funcionalda vida. Existem organismos, como as bactérias e os protozoários, que são formados por uma única célula, são por isso chamado de seres unicelulares. Outros como os seres humanos e as plantas apresentam uma infinidade de células e são chamados de seres pluricelulares.
Na maioria dos seres pluricelulares, as células que tem estruturas e funções semelhantes estão organizadas em tecidos. O tecidomuscular, por exemplo, tem a função de produzir os movimentos musculares, e o tecido ósseo, formado pelas células ósseas tem a função de sustentar o organismo.
Vários tecidos agrupados em interação formam um órgão. O coração é formado por tecido muscular, sanguíneo e tecido nervoso. Os ossos são formados por tecido ósseo, sanguíneo e nervoso. Desta forma, os órgãos podem ser entendidos como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ecologia
  • Ecologia
  • ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!