Ecologia

Páginas: 17 (4092 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
MÉTODOS DE PROMOVER AERAÇÃO
- Cascatas
- Pulverizadores
- Difusão de ar através da água
2. 2. Decantação: Clarificação – baseia-se no princípio que os sólidos suspensos na água, por serem mais pesado, tendem-se a depositar-se, arrastando-se consigo os microrganismos. Tem como finalidade:
Clareamento de águas turvas
É empregado como auxiliar no tratamento da água.
Técnica correta daDecantação: É necessário o uso de substâncias coagulantes, que a mistura do coagulante seja rápida e eficiente, que ocorra por um período suficiente para que haja produção de flocos. Os tanques de decantação devem estar sempre limpos e o processo deve durar de 8 a 10 dias.
2. 3. Filtração: Consiste em forçar a passagem da água através de filtros, podem ser lentos ou rápidos. Filtros: São leitos oucâmaras artificiais onde são depositados camadas de areia, seixos e britas, carvão, pedra-pome, substâncias fibrosas, etc.
FUNCIONAMENTO DO FILTRO (Lento): Na superfície da areia ocorre formação de uma membrana biológica (plankton – lama coloidal com microrganismos vivos e mortos), daí depende o sucesso da filtração. Filtra de 2.500 a 6.000 litros dia.
FILTRO RÁPIDO: Há necessidade de submeter à águaem um processo químico de coagulação. Pode filtrar até 150.000 litros dia.
A velocidade de filtração depende:
Tipo do material filtrante
Altura da lâmina de água
Diferença do nível da água que sai com o nível da água que entra no filtro.

EFEITOS DA FILTRAÇÃO
Retenção mecânica das partículas em suspensão;
Sedimentação (decantação), absorção e arejamento;
Trocas eletrolíticas e alteraçõesbiológicas (modificam as características químicas da água).

PROCESSOS QUÍMICOS: COAGULAÇÃO E ESTERILIZAÇÃO.
Procedimento
Coagulação: Adição de produtos químicos (coagulantes), à água para promover a coagulação ou flóculos pesados. Os flóculos pesados afundam arrastando consigo impurezas e microrganismos.
Coagulantes: Sulfato de alumínio, sulfato ferroso com sal, cloreto férrico e aluminatode sódio.
Esterilização: Etapa final do tratamento da água existe os processos físicos (calor e raios ultravioletas). O processo químico mais utilizado é o CLORO, (hipoclorito de sódio ou hipoclorito de cálcio).
CORREÇÕES ESPECIAIS

Correção de Algas: proliferam na água quando esta se encontra sob a ação da luz do sol. Provoca, sabor e odor desagradável entopem filtros, mancham tecidos.Eliminar algas: Sulfato de cobre, 1,2kg para cada 1.000m de água.

Correção de dureza: a água é considerada dura quando apresenta alta concentração de carbonatos, sulfatos de cálcio e magnésio. Provoca, a não formação de espuma e danifica equipamentos industriais. Correção da Água: Cal, soda (carbonato de sódio).

Eliminação de ferro e manganês: ferro, dependendo da concentração (0,3 p.p.m.), causasabor desagradável, mancha tecidos. Correção: Arejamento da água.

CONTROLE DA QUALIDADE AMBIENTAL
Controle da qualidade do Ar: Por meio da resolução do Conama – CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). - de nº 05, de 15 de junho de 1989, foi criado o Programa Nacional de Controle de Qualidade do Ar — PRONAR — com intuito de promover: Orientação e controle da poluição atmosférica no país,envolvendo estratégias de cunho normativo, como o estabelecimento de padrões nacionais de qualidade do ar e de emissão na fonte.
Controle da qualidade do Ar: Implementação de uma política de prevenção de deterioração da qualidade do ar, implementação da rede nacional de monitoramento do ar, o desenvolvimento de inventários de fontes e poluentes atmosféricos prioritários.
Em 06 de maio de 1986,com o crescimento da frota automobilística no Brasil, nos anos 80, o Governo Federal propôs o estabelecimento de um programa de controle de poluição veicular, o que foi feito por meio da resolução Conama nº 18.
Como medidas de curto prazo foram estabelecidas
Definição dos limites de emissão para fontes poluidoras prioritárias;

Definição dos padrões de qualidade do ar;


Enquadramento das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!