ecologia

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2013
Publico e Privado
Podem ser interpretados como a tradução em termos espaciais de “coletivo” e “privado”.
Assim dizendo, publico é algo acessível a todos a qualquer momento e privado, o acessoé somente a determinado grupo ou individuo.
Os conceitos de “publico” e “privado” poder ser vistos e compreendidos em termos relativos como uma série de qualidades espaciais que, diferindogradualmente, referem-se ao acesso, à responsabilidade, à relação entre a propriedade privada e a supervisão de unidades espaciais especificas.
Demarcações territoriais
Uma área aberta, um quarto ou umespaço podem ser concebidos como um lugar mais ou menos privado ou como uma área publica, dependendo do grau de acesso, da forma de supervisão, de quem a utiliza, de quem toma conta dele e desuas respectivas responsabilidades.
Exemplo: Nosso quarto é um espaço privado em relação a sala de estar ou cozinha. Você deve manter e cuidar do seu quarto, em quanto a sala ou a cozinha deve sercuidada por quem habita ou frequenta o lugar.
No mundo inteiro encontramos demarcações territoriais, por muitas vezes existindo uma gradação dessas demarcações; acompanhadas pela sensação deacesso. Às vezes o grau de acesso é uma questão de legislação, mas, em geral é exclusivamente uma questão de convenção, que é respeitada por todos.
Exemplo: Estação de metrô.
Este exemplo mostracomo são inadequados o uso dos termos “publico” e “privado”, enquanto as áreas chamadas semiprivadas ou semipublicas, que muitas vezes estão espremidas na zona intermediaria, são equívocas demaispara acomodar as sutilezas que devem ser levadas em conta ao projetar cada espaço e cada área.
Portas de vidro entre espaços igualmente públicos, por exemplo, proporcionam ampla visibilidade deambos os lados, de modo que as colisões podem ser facilmente evitadas. Portas sem painéis transparentes têm de dar acesso a espaços mais privados, menos acessíveis.
Diferenciação territorial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!