Ecologia reconciliatoria pre projeto

497 palavras 2 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

Ecologia reconciliatória

Ana Paula Azevedo de Souza

Mossoró
Março, 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIAS E TECNOLOGIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

Ecologia reconciliatória

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para a obtenção de nota na disciplina de metodologia cientifica e tecnológica, no curso de Gestão Ambiental, no IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Paula Azevedo de Souza

Mossoró
Março, 2014
1. Formulação do problema de pesquisa Sem dúvida, proteger as espécies que compõem parte da biodiversidade da Terra contra a extinção prematura é difícil, controverso e uma responsabilidade desafiadora. Ora, se a realidade de hoje é tipicamente urbana e a perspectiva de alterá-la a ponto de se viver maciçamente no campo é quase nula, como viver, então, nesses ambientes urbanos? Como continuar a promover adaptações no ambiente natural, gerando, consequentemente, novos ambientes urbanos, sem esgotar os recursos disponíveis? (Marcelo A. Roméro)
2. Justificativa A ecologia reconciliatória vai muito além dos esforços para atrair pássaros para os jardins. A prática começa com a observação de nossos habitats favoritos. Tendo a escolha, a maioria das pessoas prefere um habitat coberto de grama, razoavelmente aberto e com algumas árvores esparsas; muitos preferem viver próximo a um riacho, lago, rio ou oceano. O problema é que a maioria das espécies não gosta do que gostamos ou não consegue sobreviver nos habitats que preferimos. Então o que fazer? (G. Tyler Miller Jr. 2013).
3. Objetivo Alguns jardins de monocultura poderiam ser substituídos por jardins variados utilizando espécies de plantas adaptadas aos climas locais, selecionadas para atrair certas espécies. Isso tornaria as vizinhanças mais agradáveis e diminuiria as invasões de insetos. O próprio IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) poderia servir de laboratório de

Relacionados

  • LIVRO DE PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA
    168516 palavras | 675 páginas
  • Para além do capital
    384686 palavras | 1539 páginas
  • trabalho
    194182 palavras | 777 páginas