ECOLOGIA JANA

Páginas: 5 (1053 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015

1)Relativamente poucas plantas e animais podem sobreviver a temperaturas corpóreas acima de 45 graus Célsius (limite superior do intervalo fisiológico para a maioria dos eucariotos).
a) Como os organismo lidam com temperaturas fora deste intervalo fisiológico?
As Temperaturas mais altas geralmente aumentam a taxa de processos biológicos, uma energia térmica mais alta também faz com que asproteínas e outras moléculas biológicas se desdobrem e percam sua função, estabelecendo um limite superior para a tolerância à temperatura. A maior parte dos organismos não pode sobreviver a temperaturas muito superiores a 45ºC, exceto alguns organismos, como as bactérias termofílicas que crescem em fontes de água quente, até 110ºC,elas toleram estas temperaturas porque suas proteínas sãoquimicamente projetadas para gerar poderosas forças de atração que mantêm as moléculas unidas.

b) Como organismos lidam com sucesso em temperaturas congelantes?
Organismos resistem a temperaturas congelantes mantendo metabolicamente as temperaturas corporais elevadas pela redução do ponto de congelamento de seus fluidos corporais com glicerol ou glicoproteinas, ou pelo resfriamento de seus fluidoscorporais.

2) Quais são os limites da endotermia ou homeotermia? Explique o torpor.
É uma característica de alguns animais que lhes permite manter sua temperatura corporal relativamente constante, ao receber energia dos alimentos que ingerem. Essa temperatura pode ser diferente da do ambiente em que o animal se encontra. O suor pode ser considerado um meio do corpo de regular sua temperatura, em que seperde calor através da evaporação. Eles possuem a habilidade de entra em torpor que é fenômeno de depressão metabólica que diminuem o seu consumo energético.
No deserto animais procuram abrigo (sombra tocas subterrâneas) para escapar do tanto calor como do frio. Baixar taxas metabólicas conseguem enfrenta escassez de alimento e de agua usam a agua de chuvas ocasionais ou de plantas que ingerem(agua livre ou metabólica) e também precisam temporariamente aumentar os limites de temperatura corporal e as concentrações de fluido corporal relaxando a homeostase.

3) Como microrganismos sobrevivem a ambientes extremos?
Os ambientes extremos em que vivem as extremófilos que vivem sobre camadas de gelo (psicrófilos), que se banham em ácido sulfúrico (acidófilos) e que vivem em situações dehipersalinidade (halófilos). Esses microrganismo adaptam seus organismos é o metabolismo de sua maquinaria molecular para a sua sobreviver.

4) Buscar pelo menos um trabalho publicado na forma de artigo sobre biologia de um insetos praga de lavoura. Em seguida apresentar o intervalo de condições para sua sobrevivência, crescimento e reprodução. Referenciar a resposta.
NO pré-reprodutivo e reprodutivo,amaior sensibilidade do inseto nas temperaturas de 15 e 20oC, e um aumento de 5oC proporcionou uma redução mais evidente na duração, quando comparado às variações observadas nas temperaturas de 25 e 30oC assim para o período reprodutivo, verificou-se uma redução de 3,1 dias na temperatura de 25oC em relação à de 20oC, ao passo que nas temperaturas de 25 e 30oC praticamente não houve variação naduração dessa fase. As curvas ajustadas para as regressões do período pré-reprodutivo e reprodutivo evidenciaram um coeficiente de determina-ção de 0,84 e 0,98,
A duração do período pós-reprodutivo reduziuse proporcionalmente com o aumento da temperatura, sendo a maior obtida a 15oC uma diferença de 16,7 dias na duração desse período para insetos criados a 15 e 30oC Ja o ciclo total, nas temperaturasde 15 e 30oC proporcionaram as maiores e menores dura- ções, respectivamente, e a obtida a 30oC foi aproximadamente três vezes menor que a obtida a 15oC A temperatura exerceu influência significativa na duração do ciclo total do pulgão R. maidis, ocorrendo uma redução sob condições térmicas mais elevadas. A equação de regressão ajustada para a duração do ciclo total em função da temperatura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • jana
  • Jana
  • jana
  • Jana
  • Jana
  • Jana G
  • trabalho jana
  • trabalho jana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!