Ecologia Impactos Causados Pelo Uso De Usinas Termeletricas Em Pediodos De Estiagem Copia

1483 palavras 6 páginas
Aumento acentuado dos impactos ambientais provocados pelas termelétricas em períodos de estiagem

Discentes: Armando Veloso Júnior
Breno Rossetti
Marcelo Venturelli
Nicolas Rios
Yasmin Ramos

1 – Introdução

O brasil é um país com extensas fronteiras e, por conta disso, necessita de uma grande quantidade de energia elétrica para atender toda a população. Com base nisso, foram pesquisadas as principais fontes de energia no país enfatizando o impacto ambiental causado.
A matriz energética brasileira é uma das mais limpas do mundo, com forte presença de fontes renováveis de energia. Enquanto no Brasil as renováveis têm mais de 45% de participação, no mundo esse percentual não passa de 13%. Nos países ricos, não passa de 8%.

Figura 1 – Comparativo entre matriz energetica brasileira e a do resto do mundo

Como pode ser observado, neste gráfico a participação de energia renovável teve um leve declínio em consequência da redução da oferta de energia hidráulica, que vem acontecendo até os dias atuais. Com essa baixa na oferta, faz-se necessário o uso de outros tipos de energia elétrica, como por exemplo, a gerada a partir de combustíveis fosseis.
Então são postas em funcionamento as usinas termelétricas, que são instalações que produzem energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em caldeiras projetadas para o combustível específico que será utilizado.
Estas usinas podem ser construídas onde são mais necessárias, com os combustíveis sendo transportados até as termelétricas. No uso de usinas termelétricas são lançados gases na atmosfera e ocorre o despejo água quente no meio ambiente.
O maior impacto ambiental produzido pelas termoelétricas são os gases, muitos deles de efeito estufa. São produzidos óxidos e dióxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono, outros gases e particulados.
Também existe a geração de hidrocarbonetos. Os óxidos de nitrogênio são formadores de

Relacionados