Ecologia de larvas de teleósteos - Idade, Crescimento e Dieta (Ria Formosa)

3321 palavras 14 páginas
Composição e Ecologia larvar - Idade, Crescimento e Dieta - na Costa Sul de Portugal (Ria Formosa)

Resumo

A indústria da pesca em Portugal tem uma grande importância quer em termos económicos, como em termos de recurso alimentar. A sardinha, Sardina pilchardus, é a espécie com maior captura nas nossas águas, e por isso, estudos relativos à sua biologia são fundamentais. Neste estudo identificaram-se várias espécies de peixe, embora apenas a sardinha tenha sido analisada para efeitos do estudo.
Assim, analisaram-se os otólitos e o conteúdo estomacal da espécie para avaliar a sua taxa de crescimento e sucesso alimentar, uma vez que estes dados fornecem-nos dados valiosos acerca do estado larvar de cada espécie e respectivo sucesso alimentar.
Os otólitos são estruturas calcificadas muito importantes para a observação do desenvolvimento larvar dos peixes. Através da contagem dos seus anéis pode-se aferir acerca do crescimento das larvas.
Neste estudo verificou-se que a sardinha foi a espécie que obteve um maior crescimento larvar.
As larvas de peixe são muito selectivas relativamente ao tipo de alimento que ingerem, dependendo deste para obterem energias para nadarem e obterem mais alimento para garantir as reservas nutricionais necessárias para um bom crescimento larvar.
Assim, através do comprimento e da idade podemos determinar a fase de desenvolvimento larvar e determinar a aproximação da fase juvenil. Um grande número de presas presentes no conteúdo estomacal das larvas indica que estas tiveram bom desenvolvimento.
Este estudo é importante para o aumento do conhecimento biológico da espécie uma vez que, quanto maior o conteúdo estomacal, melhor é o desenvolvimento larvar, logo maior é o seu crescimento e por isso maior é o seu sucesso enquanto larva e futuro juvenil.

Palavras-chave
Desenvolvimento larvar; Sardina pilchardus; Diplodus sargus; Solea senegalensis; Crescimento larvar; Otólitos; Nutrição;

Introdução

As

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas