Ecologia-Competição

Páginas: 7 (1633 palavras) Publicado: 26 de junho de 2014
Estudo Dirigido 2 – Prática 5 – Competição



Roteiro da prática
Cenário 1: Gause, em um artigo publicado em 1934, ao criar espécies de Paramecium em laboratório definiu os principais paradigmas da competição. Para discutir esses paradigmas, começaremos nosso roteiro por analisar os dados brutos de crescimento de duas espécies de Paramecium, obtidos desse artigo. Em anexo, você receberá umarquivo Excel que contém as seguintes informações:
Planilha 1: Crescimento populacional de P. aurelia e P. caudatum sozinhos e crescimento de cada espécie junto com outras espécies de Paramecium. Os dados fornecidos representam o intervalo de tempo (em dias) e o volume da cultura (tamanho populacional).
Planilha 2: tempo, crescimento populacional de P. aurelia e de P. caudatum quando juntos emuma cultura, e duas colunas que serão completadas pelos alunos sobre a taxa de crescimento da população de cada espécie.
Com base nesses dados, responda as seguintes questões. Para tal, você deve plotar e apresentar gráficos do crescimento populacional de cada espécie sozinha (N x t) e das espécies em conjunto (N1 x N2).
Gráfico 1


Gráfico 2

Gráfico 3

1) Existe evidência de competiçãointraespecífica? Explique
Analisando os gráficos 1 e 2, pode-se concluir que ocorre competição intraespecífica quando as espécies crescem sozinhas. Essa conclusão se deve ao fato de que, crescendo sozinhos, chega-se a um ponto onde não há recursos suficientes para a sobrevivência de todos, ocorrendo então disputa entre os indivíduos da mesma espécie. A disputa por recursos gera um aumento namortalidade, até que o tamanho populacional se estabilize, em torno da capacidade suporte (K).

2) Existe evidência de competição interespecífica? Explique
Observando o gráfico 3, para o comportamento das espécies em conjunto, pode-se dizer que há evidência de competição interespecífica. Uma evidência é que ocorre a exclusão do P. caudatum até o nível de extinção, mostrando que o P. Aurélia sesobressaiu na conquista de recursos, tais como o alimento e, além disso, ocorre também a redução no tamanho da população da espécie

3) Se há competição interespecífica, qual espécie parece ser mais prejudicada? Explique
A espécie que parece ser mais prejudicada é a do P. caudatum. Uma vez que teve seu tamanho populacional reduzido a quase zero.

4) Assumindo competição, qual a capacidade suportede P. aurelia quando vive em conjunto com P. caudatum e vice-versa? Explique sua resposta usando uma tabela ou figura.
Uma população pode crescer exponencialmente até atingir a capacidade suporte do ambiente, quando tende a se estabilizar. A capacidade suporte do ambiente está relacionada à quantidade de recursos disponíveis para uma população em um sistema natural, sendo o tamanho populacionalmáximo suportado pelo ambiente, em longo prazo.
Observando o gráfico 3, nota-se que a partir do ponto 15, o crescimento populacional do P. aurelia tende a se estabilizar, em aproximadamente 350 indivíduos, evidenciando que esse número é o máximo suportado pelo ambiente. Do mesmo modo, observa-se que para o P. caudatum, o crescimento populacional tende a se estabilizar a partir do ponto 11,revelando que sua capacidade suporte é de aproximadamente 50 indivíduos.

Cenário 2: Em um lago existem duas espécies de peixes, no caso Lepomys cyanellus e Lepomys macrochirus. Ambas as espécies apresentam características morfológicas e alimentares similares, de maneira que elas podem competir por recursos dentro desse habitat. A tabela abaixo mostra informações populacionais de ambas as espécies:L. cyanellus (N1)
L. macrochirus (N2)
K1 = 600
K2 = 600
r1 = 0.10
r2 = 0.10
a12 = 1.50
a21 = 0.90
1. Existe competição entre as espécies? Como você sabe?
Sim, visto que apresentam características semelhantes, chega-se a um ponto em que as espécies não podem coexistir, pois não existem recursos para todas. Assim, as espécies competem pelos recursos para sua sobrevivência. Isso pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ecologia: competição e predação
  • competição
  • A era da competição
  • Competição
  • competicao
  • Competiçao
  • COMPETIÇÃO
  • competição entre jovens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!