Ecologia: competição e predação

Páginas: 8 (1882 palavras) Publicado: 12 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS




Ecologia: Competição e Predação



Érika Pase Londero e Mirian Barbieri



Santa Maria, RS, Brasil.
2013





COMPETIÇÃO
1- Descrever o princípio de exclusão competitiva (Gause, 1934) e as exclusões das revisões de Schoener e Connel.
Gause (1934) enunciou o famosoprincípio da exclusão competitiva, que afirma que duas espécies não podem ocupar o mesmo nicho ecológico, atribuindo o fenômeno à competição interespecífica. No entanto, os limites existentes dentro de várias comunidades para a similaridade, ao lado dos padrões de "empacotamento" de nichos, limitam seriamente a ação da competição dentro de uma comunidade, pela limitação do número de espécies antes donicho hipervolumétrico ser totalmente preenchido. Isso quer dizer, em ecossistemas reais, não seria propriamente uma surpresa constatar a existência de nichos vagos. A competição interespecífica agiria pela exclusão de espécies ou determinando precisamente quais espécies podem coexistir em uma comunidade. A questão central refere-se ao qual é o papel real da competição na estruturação dascomunidades. Outro aspecto relevante é que, por definição, a competição não pode ser muito importante, uma vez que, nesse caso, levaria à extinção de espécies.
Em uma revisão publicada por Schoener (1983), foi constatado que a competição seria importante em 89% dos estudos realizados em ecossistemas terrestres, em 91% das investigações conduzidas em ecossistemas lacustres e fluviais e em 94% daspesquisas ecológicas realizadas nos oceanos. En outra revisão publicada no mesmo ano (Connel, 1983), foram inventariados 527 experimentos, realizados com 215 diferentes espécies, agrupados em 72 trabalhos científicos publicados em 6 periódicos de renome. O autor concluiu que a competição interespecífica foi importante em pelo menos 40% dos experimentos científicos, o que corresponderia a cerca de 50 dostrabalhos analisados. A competição interespecífica seria importante em apenas 17% dos trabalhos considerados nessa revisão. Connel também demonstrou que a competição interespecífica era mais relevante em organismos marinhos e em organismos de maior tamanho. Outra importante conclusão do trabalho de Connel é a de que sempre que há uma diferença do nicho, a competição intraespecífica torna-se bemmais intensa.
2-Descrever o papel da competição em insetos fitófagos, segundo Strong et al. e Lawton.
Há comunidades muito importantes nas quais não foram encontradas muitas evidências de que a competição seja, de fato, muito relevante. Uma dessas comunidades seria composta pelos insetos fitófagos, que constituem o grupo mais diversificado de organismos de toda a biosfera. Estes organismoscorrespondem cerca de 25% de todos os organismos vivos (Southwood, 1978). Schoener (1983) notou que havia poucos trabalhos sobre competição de insetos fitófagos. Strong et al. (1984) revisaram a literatura sobre insetos fitófagos, encontrando evidências de que a competição esteja presente em apenas 44% dos trabalhos. Desses, em somente 20% dos casos a competição intraespecífica foi realmente importante.Além disso, há muitos casos de nichos vagos em comunidades de insetos fitófagos. Lawton (1984) estudou os sítios de alimentação e os diversos tipos de herbivoria observados na pteridófita Pteridium aquilum em três continentes diferentes. Na América do Norte (Novo México), por exemplo, os herbívoros atacam principalmente as folhas, enquanto eles estão presentes em plantas da Inglaterra e da NovaGuiné (Papua). Os insetos mastigadores são predominantemente da Inglaterra, enquanto os minadores são os principais em Papua. Tal exemplo ilustra que podem existir nichos vagos na comunidade de insetos que exploram os recursos em Pteridium, mesmo considerando que essa é uma planta muito antiga e euritópica. É um exemplo de que nem todos os nichos ecológicos estão ocupados nos ecossistemas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ecologia-Competição
  • Mutualismo, comensalismo, protocooperação, predação, parasitismo e competição
  • Predação
  • competição
  • A era da competição
  • Competição
  • competicao
  • Competiçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!