ecologia basica

Páginas: 4 (875 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
ECOLOGIA BÁSICA – BIO 131


FORMULÁRIO
DE
HIPÓTESES


Grupo:




1-Mencione um fato indubitável, que você quer explicar. Pode até ser que vocês tenha que confirmar o fato, neste caso nós vamos chamá-lo de "pressuposto". Tente apresentar o fato na forma de um gráfico.Fato: Plantas não se desenvolvem na ausência de luz.
A luz, fonte primária de energia na fotossíntese, é parte da radiação eletromagnética que é visível ao olho humano. A "luz visível" têmcomprimentos de onda que vão do violeta, com cerca de 380 nm, ao vermelho, com 700 nm. Essa faixa do espectro de radiação eletromagnética também é chamada "radiação fotossinteticamente ativa"

Espectro daRadiação Fotossinteticamente Activa (RFA)

Basicamente, parte da energia solar é absorvida pelas plantas, que a utiliza na produção de substâncias orgânicas, necessárias ao seu crescimento emanutenção.
As plantas verdes possuem essa pigmentação devido à presença de clorofila, capaz de absorver a radiação luminosa. A energia absorvida é usada para transformar o gás carbônico do ar (CO2) e a água(absorvida pelas raízes) em glicose (um açúcar), através do processo da fotossíntese. O açúcar produzido é útil nas mais diversas funções. Através do processo conhecido por respiração, a glicose sofremuitas transformações, nas quais ocorre liberação de energia, que é utilizado nas atividades metabólicas do vegetal.
Na fotossíntese a luz é fonte de energia para a formação de ATP e NADPH2,substâncias que participam ativamente da conversão do CO2 em compostos orgânicos. Por isso, quando a disponibilidade de luz é baixa, a taxa de fotossíntese é muito pequena; aumentando a intensidade da luz,observa-se um aumento da velocidade fotossintetizante, até a planta encontrar-se luminosamente saturada.



2- O que o (a) levou a mencionar esse fato ? Existe base teórica na literatura, ou você...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ecologia basica
  • Ecologia básica
  • Noções básicas da ecologia
  • Resumo Ecologia Basica
  • ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!