Ecologia - Agroecologia, Educação Ambiental e Sustentabilidade

Páginas: 9 (2064 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2014
Agroecologia
Conceitos

A Agroecologia tem como principal objetivo uma melhor interação dos sistemas de produção de alimentos com a natureza tendo em vista o relacionamento do homem com animais, plantas, micro-organismos, bactérias e etc., e destes entre si. Quer evidenciar o aproveitamento do solo de forma natural e sustentável, abordando uma produção sem a dependência de agrotóxicos,utilizando somente o ciclo natural, ou seja, utilizando a vida de um ecossistema para manter a fertilidade do solo. No entanto, a ideia da agroecologia extrapola os sistemas de produção para uma visão muito mais ampla da questão ecológica, pois trata de assuntos referentes a preservação do ambiente, da terra, da produção sustentável, dentre outros. Trata de promover um conceito que possibilite maiorjustiça social nos meios de produção, com sustentabilidade ecológica, sendo viável também do ponto de vista econômico. Consiste num princípio ético ecológico que implica no abandono de uma moral utilitarista e individualista, dando lugar à promoção de valores indispensáveis como justiça e solidariedade.
A Agroecologia incentiva agricultores a preservar a natureza, utilizando seus recursos de formasustentável, acompanhada de responsabilidade social, viabilidade econômica e educação ambiental.
É um sistema de produção capaz de imitar os processos naturais, evitando romper o equilíbrio que mantém a estabilidade dos ecossistemas. O conhecimento empírico dos agricultores, passado de geração a geração, aliado a princípios e técnicas acadêmicos, ajuda na promoção dessa prática, reduzindo o uso deadubos químicos e o impacto ambiental da agricultura convencional. Isto resulta na produção de alimentos mais saudáveis e valoriza a vida do homem no campo, sua família e o seu trabalho.
A produção agroecológica ou orgânica engloba modernas ramificações e especializações tais como: agricultura biodinâmica, ecológica, natural, orgânica, sistemas agroflorestais, etc. Os sistemas desenvolvidos têmdemonstrado ser possível a renovação do solo, a utilização sustentável de recursos naturais e a manutenção da biodiversidade que, por sua vez tem enorme importância na formação do solo.

Técnicas

Adubação verde
A adubação verde é uma pratica agrícola rica em nitrogênio que aumenta a capacidade produtiva do solo, aumenta a absorção de água pelas plantas por propiciar a proliferação denematoides e micro-organismos como fungos e bactérias. É uma forma econômica de adubar a terra para uma boa produtividade e obtenção de produto mais saudável. É obtida através, principalmente, da rotação e consorciação de culturas.
Adubação orgânica
A adubação orgânica é obtida através da utilização de resíduos orgânicos ou vegetais como: esterco bovino, cama de galinha, restos de vegetais, cascas deovos, bagaços de frutas, húmus de minhoca, etc. Esses materiais sofrem a decomposição ou já estão no estado de decomposição e podem ser produzidos pelo homem por meio de compostagem.
Adubação Mineral
A adubação mineral é feita com adubos minerais naturais extraídos de rochas, restos de mineração, etc. Que são recursos não renováveis. Estes adubos fornecem alguns nutrientes necessários às plantasem doses moderadas.
Não usar agrotóxicos
O uso de agrotóxicos elimina agentes patológicos e, ao mesmo tempo, elimina também os agentes biológicos úteis às plantas e ao solo, que se quer preservar. Adicionalmente, contamina a água e é prejudicial à saúde humana, tanto pelo seu manuseio quanto pela sua ingestão. Essa prática deve ser substituída pelo uso de inimigos naturais do agente que se quereliminar.
Não usar adubos químicos solúveis
Os adubos químicos além de contaminar o solo e a água também são prejudiciais às plantas, devido a alta concentração em que são disponibilizados, causando desequilíbrio fisiológico das plantas, deixando-a mais suscetíveis.
Usar defensivos naturais
Defensivos naturais ou alternativos são os produtos químicos, biológicos, orgânicos ou naturais que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação ambiental e agroecologia
  • Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade
  • PORTFÓLIO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
  • Educaçâo ambiental, cidadania e sustentabilidade
  • Educação Ambiental Cidadania e Sustentabilidade
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ECOCIDADANIA E SUSTENTABILIDADE
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
  • Educacao Ambiental E Sustentabilidade Na Escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!