Ecogenotoxicidade aquatica

4161 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UNC CONCÓRDIA
CURSO DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA

LUARA CLARA

ECOGENOTOXICIDADE AQUÁTICA NO RIO DOS QUEIMADOS- CONCÓRDIA (SC)

CONCÓRDIA-SC
2013

LUARA CLARA

ECOGENOTOXICIDADE AQUÁTICA NO RIO DOS QUEIMADOS- CONCÓRDIA (SC)

Projeto apresentado com exigência para obtenção de nota no Curso de Pré-Iniciação Científica, ministrado pela Universidade o Contestado – UnC Campus Concórdia sob orientação metodológica da Acadêmica Ana Paula Bressan e co-orientação da Professora Mestre Arlene G. Paz de Oliveira e da Professora Mestre Celí Araldi Favassa.

CONCÓRDIA-SC
2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
No decorrer das últimas três décadas, a sociedade científica e agências regulatórias passaram a ter consciência sobre os impactos ambientais sobre a saúde humana e a sustentabilidade dos ecossistemas (BICKHAM et al., 2000). Desde os primórdios, o homem vem sendo o maior responsável por modificações ocasionadas na Terra (COSTA, 2004).
No Brasil os testes de ecogenotoxicidade são executados desde a década de 80, nas avaliações ambientais (VALENT, 1998). Nos últimos 20 anos, se tem visto que os testes de toxicidade com organismos aquáticos fazem parte de uma ferramenta relevante para a análise dos efeitos de poluentes sobre os organismos vivos, para avaliação de risco e periculosidade de agentes químicos, na monitoração da qualidade da água e no estabelecimento de limites permissíveis de lançamento de efluentes líquidos nos locais hídricos (ZAGATTO, 1998).
A Associação Brasileira de Normas Técnicas explica a toxicidade como uma propriedade ligada à substância que produz efeitos danosos aos organismos expostos no decorrer de um determinado tempo, a uma concentração específica; esses diversos efeitos podem ser imobilidade, mortalidade, bloqueio da reprodução e redução do crescimento dos organismos teste (ABNT, 2004).
Na cidade de

Relacionados