ECoDR

1652 palavras 7 páginas
A UA UL L AA

50

50

Fresando engrenagens cônicas com dentes retos
N

a aula passada, você aprendeu a fresar engrenagens cilíndricas com dentes helicoidais, utilizando a grade de engrenagens. Nesta aula você vai aprender a fresar engrenagens cônicas com dentes retos. Trata-se de engrenagens usadas para transmitir movimento de rotação entre dois eixos concorrentes, isto é, que se cruzam. Um exemplo disso é a furadeira manual, que você deve conhecer.
Elementos de Máquina
Como você deve estar lembrado (Elementos
Máquina), há engrenagens cilíndricas com dentes cônicos retos e helicoidais. Mas nesta aula vamos abordar especificamente as engrenagens com dentes cônicos retos com eixos inclinados a 90º.
Estude com bastante atenção os conceitos novos. E se for preciso, reveja aulas passadas para relembrar conceitos já aprendidos.

Nossa aula

Como fresar engrenagens cônicas com dentes retos
Para fresar engrenagens cônicas com dentes retos, você vai precisar calcular alguns elementos novos, como módulo mínimo (m), comprimento da geratriz do dente (G), ângulo de inclinação (s) do cabeçote do aparelho divisor.
Vamos tomar um exemplo. Suponha que você recebe a tarefa de fazer uma engrenagem cônica com dentes retos, a qual deve ser montada em um eixo em um ângulo de 90° em relação a outro eixo.
Os dados de que você dispõe são os seguintes:
Z1 = 30
Z2 = 64 m=3 Por onde começar? Primeiro, você deve calcular o diâmetro primitivo da engrenagem 1. Ou seja: dp1 = M · Z
Resolvendo a fórmula, o resultado é: dp1 = 90 mm.
Feito isso, é preciso determinar o diâmetro primitivo da engrenagem 2. Isto é: dp2 = M · Z. O resultado encontrado deve ser: dp2 = 192 mm.
Com estes valores, você pode calcular o ângulo primitivo (d) da engrenagem 1.

Cálculo do ângulo primitivo

A U L A

Este cálculo é feito por meio da fórmula:

50

dp1
Z
tgd1 =
= 1 dp2 Z2 em que: tgd1 = tangente do ângulo primitivo da engrenagem 1 dp1 = diâmetro primitivo da engrenagem 1 dp2 = diâmetro primitivo da engrenagem 2

Relacionados