Ecodesign – reciclando e reutilizando cadeiras de escritório

3782 palavras 16 páginas
ECODESIGN – RECICLANDO E REUTILIZANDO CADEIRAS DE ESCRITÓRIO
PAGLIARINI, Geraldo pf., DOSSENA, Cristiane Al.

Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Centro de tecnologia e Computação,
Curso de Design, Disciplina de Estudos Ergonômicos.

Resumo
Este artigo tem como objetivo mostrar problemas que a produção em massa e o consumo massivo de bens e serviços vêm causando, o meio ambiente está em emergência, isso nos faz pensar no que fazer para amenizar esse problema. A sustentabilidade busca inverter esta situação, diminuindo o impacto ambiental, mas alguns estudos mostram que não basta tornar o ambiente menos impactante e sim pensar na desmaterialização, novos cenários adequados ao estilo de vida sustentável, com redução na quantidade de produtos e aumento na venda de serviços, em busca da satisfação como valor, ao invés da propriedade física individual dos produtos. Por isso são necessárias estratégias para a criação de produtos e serviços ambientalmente adequados.

Palavras-chave: Sustentabilidade, reciclagem, cadeiras

INTRODUÇÃO

O desenfreado consumismo praticado pela sociedade atual tem como resultado, entre outros, inúmeros impactos ambientais ao ecossistema do nosso planeta. O atual sistema de consumo utilizado pela sociedade encontra no avanço tecnológico a capacidade para produzir mais do que necessário. . Esse consumo excessivo é apontado por muitos estudiosos como o principal responsável pelo aumento da degradação do meio-ambiente, que, a cada dia vê seus recursos naturais diminuindo, o que pode levar à sua não sustentabilidade. O consumismo desenfreado de uns convive diretamente com a carência de outros. Apenas 20% da população mundial consomem 80% dos recursos do planeta. (INMETRO, 2002).
A partir do momento em que se faz necessária maior extração de recursos naturais para o aumento de produção, o efeito dominó que passa a ser acionado por tais atos gera inúmeras necessidades de ações que antes não eram percebidas pelo homem. As recentes mudanças

Relacionados

  • Reaproveitamento de Residuos Solidos
    10399 palavras | 42 páginas
  • ADMINISTRA O 2013 Revista Dos Alunos
    251730 palavras | 1007 páginas