Ecodesign: gestão de resíduos na construção e demolição

Páginas: 5 (1130 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
METODOLOGIA

ECODESIGN

GESTÃO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

OUTUBRO / 2011

METODOLOGIA

 COLABORADORES • • • • • Adriane Cristina Barbosa Thimóteo de Faria Alessandro Moreira Fonseca Luciano Kleber da Silva Poliana Priscila Silva Nazário Rosângela Pereira de Souza

METODOLOGIA

 TEMA DO ARTIGO O Ecodesign como ferramenta de auxílio na gestão de resíduos de construçãoe demolição.

 PROBLEMA QUE LEVOU O AUTOR A DESENVOLVER A PESQUISA Os impactos ambientais causados pela enorme quantidade de resíduos gerados e descartados pela indústria da Construção Civil.

METODOLOGIA

 CITAÇÕES USADAS NO TEXTO • Citação direta longa. Exemplo do texto: “todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadiaqualidade de vida [...]” (MULLER-PLANTENBERG & AB’SABER, 1998 p.91).
• Citação direta curta.

Exemplo do texto: Fiksel (1996 apud WOLFF, 2004 p. 21) define Ecodesign como “[...] a consideração sistemática do desempenho do projeto, com respeito aos objetivos [...]”.

METODOLOGIA

 CITAÇÕES USADAS NO TEXTO • Citação indireta (dominante)
Exemplo do texto: Segundo o mini dicionário Houaiss (2004),reciclagem quer dizer reaproveitamento de materiais, e, portanto, seus potenciais benefícios incluem [...].

Desta maneira, o impacto ambiental causado pela construção civil, é diretamente proporcional à sua tarefa social (JHON, 2000 apud CARNEIRO, 2005).

METODOLOGIA

 RESUMO 1. Introdução

O crescimento das populações fez das cidades um importante foco de poluição. Este cenário éagravado pelo setor da Construção Civil que gera e descarta toneladas de RCD - Resíduos de Construção e Demolição. Para que todos tenham direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado se faz necessário uma gestão das atividades que envolvem a indústria de construção civil, a reciclagem de RCD.

METODOLOGIA

2. Revisão bibliográfica 2. 1. A indústria da constrição civil A indústria daConstrução Civil atua de forma significativa no PIB de qualquer País. No Brasil a Construção Civil é responsável por 15% do PIB, representando investimentos anuais de R$ 115 bilhões, além de gerar 13,5 milhões de empregos. Estima-se que o setor é responsável por consumir cerca de 20% a 50% do total de recursos naturais utilizados pela sociedade.

METODOLOGIA

2.2. Impactos ambientais relacionadosà construção civil O impacto ambiental causado pela Construção Civil é diretamente proporcional à sua tarefa social. 2.3. Resíduos Sólidos

A grande problemática que engloba os resíduos sólidos é uma das principais questões de gestão a serem resolvidas pelos estados e municípios, pois grande parte dos municípios brasileiros têm como destino final os lixões a céu aberto e alagados. Este problema éfortemente agravado pelo setor da Construção Civil, pois os resíduos gerados pelas atividades representam em torno de 41% a 70% da massa total de resíduos sólidos urbanos.

METODOLOGIA

2.4. Resíduos de Construção e Demolição (RCD) 2.4.1. Definição e classificação “Resíduos da construção civil são provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil.” OsRCD’s são classificados da seguinte forma:

Classe A: Resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados; Classe B: Resíduos recicláveis para outras destinações; Classe C: Resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem / recuperação; Classe D: Resíduos perigosos provenientes do processo de construção.

METODOLOGIA2.4.2. Impactos relacionados aos RCD’s Os principais impactos sanitários e ambientais associados ao entulho na sua deposição indevida da malha urbana, causando assoreamento dos córregos e rios; entupimento de galerias e bueiros; degradação de áreas urbanas; erosão e proliferação de escorpiões, aranhas e roedores, contribui com a poluição visual, compromete o tráfego de pedestres e veículos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resíduos de Construção e Demolição
  • Resíduos de construção e demolição
  • Residuos de Construcao e demolicao
  • Resíduos de construção e demolição
  • residuos de construção e demolição
  • Reciclagem de resíduos de construção e demolição
  • Resíduos de construção e demolição
  • RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO: DEMOLIÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!