Ecodesign 2dsgn ceap macapá

2095 palavras 9 páginas
ECODESIGN E CONSUMO
ÁDON MORALES DE ANDRADE
DANIELA RIBEIRO SARDINHA
GISELE MARTINS MAIA
LUCIETE TAVARES
WELINGTON DE CARVALHO CAMPOS

Resumo: Garrafas PET descartadas podem ser utilizadas na confecção de móveis, empregando técnicas acessíveis que podem ser aperfeiçoadas e repassadas a Instituições que ajudam profissionalizar comunidades carentes em várias localidades do Estado do Amapá, visando geração de trabalho e renda. Este artigo apresenta análises sobre a visão de autores que mostram suas opiniões sobre Ecodesign visando identificar oportunidades e fatores de sucesso para a aceitação do produto. Foi realizada uma pesquisa junto à população da cidade de Macapá onde ficou comprovada certa falta de conhecimento relacionado à produção de móveis feitos com garrafas PET. Como resultado, foi possível concluir que o design dos produtos ainda não possui o certo amadurecimento devido a alguns aspectos envolvendo a produção, acabamento e marketing do produto que precisam ser mais desenvolvido na cidade. Essa reutilização se apresenta como uma boa solução de redução de impactos ambientais do descarte dessas embalagens e com potencial para geração de trabalho e renda.

Palavras-chave: Design, ecodesign, garrafas PET, reuso
INTRODUÇÃO
Este trabalho é produto de atividades desenvolvidas junto à disciplina: Metodologia Cientifica (2011.2), ministrada no segundo semestre de 2011 pela professora doutora Marineide Pereira de Almeida que compõem o quadro docente do curso de Design da Instituição Centro de Ensino Superior do Amapá/CEAP.
Ecodesign responde à necessidade de introduzir conceitos ambientais como a poupança de recursos naturais em geral, a minimização de resíduos e emissões e a utilização de fontes de energia renováveis, entre outras, nas várias fases do ciclo de vida do produto. As principais fases do ciclo de vida de um produto são a obtenção das matérias-primas, a produção, a distribuição, a utilização e o destino final. O objetivo principal do

Relacionados