Ecletismo e Imaginação na pintura de Pedro Weingärtner

Páginas: 20 (4845 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014

O ecletismo e a imaginação na arte acadêmica brasileira vistos através da obra A Fazedora de Anjos de Pedro Weingärtner

As décadas de 1880 e 1890 representaram um momento de crise para a Academia Imperial de Belas Artes, na época o centro do cenário artístico brasileiro. Criticava-se o modelo estanque que não dava condições para a liberdade artística dos alunos e exigia-se uma reforma daestrutura e dos métodos de ensino da instituição.
A pintura histórica, antes considerada superior aos outros gêneros pictóricos, passou a ceder mais espaço para os temas considerados menores. Para Malta (2006) é nesse momento que artistas como Almeida Júnior (1850-1899), Rodolfo Amoedo (1857-1941), Belmiro de Almeida (1858-1935) e Henrique Bernardelli (1858-1936), encontram o lugar ideal paraexperimentarem outros modos de pintar, menos preocupados em seguir a risca as regras institucionais. Esses pintores foram aos poucos se debruçando sobre os recursos da expressividade pictórica e se desprendendo da tradição, ainda que se mantivessem vinculados à precisão da linha e do desenho, características marcantes do ensino acadêmico.
Pedro Weingärtner (1853-1929), pintor gaúcho que obteve famano final do século XIX e início do XX, apesar de não ter se formado na Academia Imperial no Rio de Janeiro, pode ser colocado ao lado dos artistas acima citados, uma vez que sua obra também apresenta pequenas liberdades e experimentações dentro de uma estética ainda tradicional.
Essas inovações no tratamento pictórico e na escolha temática levariam mais tarde à exaltação de alguns desses artistascomo, por exemplo, Almeida Júnior e suas obras retratando o caipira paulista. Weingärtner, por outro lado, embora tenha angariado prestígio e elogios durante sua carreira, parece ter sido sumariamente ignorado por artistas e estudiosos após o advento modernista.
É verdade que o pintor gaúcho teve contato com as novas tendências formais que surgiam em seu tempo e que, mesmo assim, optou pormanter-se fiel há um estilo mais tradicional. Entretanto, também não se pode dizer que ele ficou completamente alheio às novidades, e a variedade de sua produção artística, com temáticas que vão desde o mitológico até o realismo regionalista, mostra o quão injusto se faz esse silêncio prolongado acerca de sua obra.
O tríptico “La faiseuse d’anges” (1908) parece exemplificar muito bem essasespecificidades presentes em sua produção. Trata-se de uma pintura onde influências e inspirações de diferentes origens parecem convergir, criando um quadro que demonstra grande habilidade técnica e uma preocupação minuciosa com os detalhes, e que, ao mesmo tempo, revela um alto grau de imaginação e originalidade por parte do pintor. O presente trabalho pretende demonstrar os elementos que tornam essa obratão complexa e tão representativa dessa produção acadêmica eclética do período, e especialmente da produção do artista em questão.
Pedro Weingärtner se trata de um raro exemplo de artista brasileiro do século XIX que, vindo de um estado à época periférico, alcançou reconhecimento na capital federal sem passar pela Academia Imperial. Essa conquista se dá principalmente através de uma determinaçãoadmirável com a qual cria seu próprio caminho de desenvolvimento artístico. Uma breve apresentação dessa sua busca incansável pelo aprimoramento em diversos centros se faz, portanto, necessária para a melhor compreensão de sua obra.
Vale ressaltar aqui que Angelo Guido foi o primeiro estudioso a retomar os estudos sobre o artista e a biografia publicada por ele em 1956 é ainda hoje a principalfonte a respeito da vida de Weingärtner .
Pedro Weingärtner nasceu em Porto Alegre em 1853 e seu primeiro contato com o desenho se deu através do pai e dos irmãos, que trabalhavam numa oficina de gravura. Em 1879, parte para a Europa com a intenção de se instruir na tradição das Belas Artes. Instala-se inicialmente na Alemanha, país de origem de sua família, onde fica até 1882, período durante o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HEGEMONIA DO ECLETISMO FILOS FICO NO COL GIO PEDRO II
  • Ecletismo
  • A FIGURA HUMANA FRAGMENTADA NA PINTURA: TIRADENTES ESQUARTEJADO EM PEDRO AMÉRICO E ADRIANA VAREJÃO.
  • Ecletismo
  • Ecletismo
  • ecletismo
  • O ecletismo
  • A imaginação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!