Ecletismo no rio

Páginas: 2 (366 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2012
ECLETISMO NO BARASIL
- ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ -


- RESENHA HISTÓRICA -
No Brasil o ensino da música em maior escala, antes era restrito a aulas particulares, inicia-se depois da chegada deD. João VI e da família real em 1808, quando então, a cidade do Rio de Janeiro passou a ser sede provisória do Governo de Portugal. O ensino da música passou por diversas instituições e associações atéque o Marechal Deodoro da Fonseca resolveu criar uma comissão para elaborar a reforma do Conservatório de Música, criando o Instituto Nacional de Música.
O primeiro local a abrigar o Instituto foio reformado prédio da Rua Luís de Camões n 52 em novembro de 1890. Devido à aquisição de um grande órgão encomendado ao fabricante alemão Wilhelm Sauer o Instituto teve que mudar de endereço para arua do Passei n 98, antigo edifício da Biblioteca Nacional em julho de 1910.
Chegando ao prédio da Lapa, viram que o edifício era inadequado à Instituição porque nenhum de seus compartimentos tinhacondições de receber alunos de arte, necessitando construir um novo local para isso. Fez-se o Pavilhão de Aulas em 1913, com três pavimentos nos fundos em estilo eclético, utilizando elementos dediferentes estilos tanto na fachada quanto internamente.
Imagem 01- Escola de Múscia – UFRJ, 2012
O edifício da Biblioteca permaneceu na frente do terreno e embora o anexo fosse construído,ainda não atendia as necessidades de ordem acústicas e pedagógicas. Então foi feito um pedido ao Governo federal que fosse edificado um novo prédio para a instalação de um Salão de Concertos, pois oantigo prédio da Biblioteca não comportava esse tipo de programa. Com isso o antigo prédio da Biblioteca foi demolido e em seu lugar um novo foi erguido. Esse prédio ficou conhecido como o Prédio doSalão de Concertos, projeto do engenheiro Cipriano Lemos, com características arquitetônicas ecléticas e que ficou pronto em 1992. Em 1930, durante a reforma do Estado Novo, o Instituto Nacional de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ecletismo no Rio Grande do Sul
  • O Ecletismo e seus contemporâneos na arquitetura do Rio de Janeiro
  • Ecletismo
  • Ecletismo
  • Ecletismo
  • ecletismo
  • O ecletismo
  • Ecletismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!