Echelon

Páginas: 2 (337 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2013
Descrever o que é o Projeto Echelon
• Impacto no Brasil e no Mundo
• Principais Paises Beneficiados
• Fontes da Informação
• Quando se tornou público


1- O que é ? : Projeto secreto deSIGINT (signals intelligence ) para qual não existem explicações oficiais sobre a função que desempenha. Alguns dizem que serve para a interceptação mundial de telecomunicações encabeçado pela Agência deSegurança Nacional dos Estados Unidos.

2- Impacto no Brasil e no Mundo : No Brasil um caso evidente desta atividade é o caso ETs de Varginha de 1996. Quando a imprensa tomou conhecimento,Varginha já havia sido invadida por “especialistas estrangeiros”. Outro caso brasileiro é a licitação para execução do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). A empresa vencedora da licitação foi aRAYTHEON que, curiosamente é uma das empresas mais importantes para as captações e rastreamentos do ECHELON. Todas as bases da NSA são mantidas por ela, sendo que o SIVAM é composto de vários subsistemasaos quais só os técnicos da RAYTHEON têm acesso, sendo perfeitamente possível colocar através do ECHELON, os transmissores de dados, diretamente nas estações de captação do território brasileiro.Desta forma, tudo que o Brasil descobrir na Amazônia, será automaticamente do conhecimento da NSA.

Em 1998 esse sistema foi exposto num estudo preparado para o Parlamento Europeu pela OmegaFoundation, empresa britânica para pesquisa de mercado, cujo resultado deixou os europeus furiosos por se verem controlados dentro de sua própria casa pelos americanos, inclusive porquê a maior base da NSAestá em Yorkshire, Inglaterra, operando em conjunto com o quartel general de comunicações governamentais britânicas.

3- Fontes da Informação: Algumas bases do ECHELON estão no norte da Austrália emPine Gap (uma das maiores); Cheltenham, Inglaterra; Bad Aibling, na Alemanha, e outras espalhadas pelo mundo, inclusive na Amazônia.

4- Quando se tornou público? : Em 18 de maio de 2001...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO ECHELON
  • Projeto Echelon
  • Echelon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!