Echelon - Segurança ou Ameaça Global?

Páginas: 9 (2044 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2014













































































Sumário



1 INTRODUÇÃO 3

2 O SISTEMA 5

2.1 A HISTÓRIA DO ECHELON 5


3. Edward Snowden 7
4. CONCLUSÃO 9
1 INTRODUÇÃO


A palavra Echelon, é um termo militar. Echelon significa aproximadamente, “atacar em ondas”. Foi usadopor Napoleão nas Guerras Napoleônicas.
A Princípio, Echelon seria uma rede de vigilância global, responsável por coletar e analisar sinais de inteligência (SIGINT), ou seja, códigos suspeitos. Mas a máscara que escondia o que realmente é o Echelon, caiu, e hoje, descobrimos o que, de fato, está acontecendo.
Echelon – Poucos ouviram falar desse nome, mas por trás dele, existe algo estarrecedor,que definitivamente, tem destruído a privacidade dos cidadãos de toda parte do mundo.
Na verdade, Echelon é um sofisticado sistema de espionagem  através de 120 Satélites Vortex, ativo em tempo integral, mantido pelos EUA, e alguns de seus aliados. Responsável por supervisionar e controlar tudo que circula na internet, telefone e fax. Essa grande máquina cibernética de espionagem foi criada esustentada pela NSA (National Security Agency) dos EUA.
A agência de inteligência norte-americana mais conhecida é a Cia, no entanto, de acordo com pesquisadores nessa área, a mais poderosa é a NSA. Ela possui, hoje, cerca de 20 mil funcionários em Fort Mead (seu quartel general), são eles, principalmente, analistas de sistemas, engenheiros físicos, matemáticos, linguistas, oficiais de segurança eadministradores de empresas, entre outros especialistas de alto padrão.
A NSA foi criada em 1952 por meio de um decreto secreto do presidente Harry Truman, para cuidar de espionagem e contra-espionagem, dentro e fora dos Estados Unidos. Seu organograma (conhecido publicamente, pela primeira vez, em 18 de dezembro de 1998, graças à lei conhecida como Freedom information Act), demonstra que seusserviços cobrem praticamente todo o universo das tecnologias da informação.
Ao refletir sobre o que chama de televigilância global, o filósofo e urbanista francês Paul Vinho afirma que o fenômeno histórico que leva à mundialização, exige cada vez mais luz, cada vez mais iluminação. E assim que se desenvolve hoje a televigilância global, que não reconhece qualquer premissa ética ou diplomática. Aatual globalização das atividades internacionais torna indispensável uma visão ciclópica ou, mais precisamente, uma visão cyber-ótica...Com essa dominação do ponto de vista orbital, o lançamento de infinidade de satélites de observação tende a favorecer a visão globalitária. Para “dirigir” a vida, não mais se trata de observar o que acontece diante de si.
Durante o início de suas atividades, muitopouco se sabia sobre o que a NSA realmente fazia. O governo, na época, negava os seus programas e ações, inclusive a sua própria existência. Alguns sistemas utilizados pela NSA para espionar o conteúdo gerado pela internet são o PRISM e o MUSCULAR, o primeiro possui colaboração das grandes empresas de tecnologia, como a Google, Microsoft, Facebook, Apple e outras, que enviam dados para análise dasinformações. O segundo está ligado diretamente aos emails do Yahoo e ao Gmail. Esse sistema intercepta os cabos dos data centers que levam as mensagens de e-mail para seus destinatários. O mega poder da NSA dos EUA é indiscutível e praticamente insuperável.
O EUA, não está sozinho nessa espionagem global, ele conta com a ajuda de mais quatro países, são eles: Austrália, Canadá, Reino Unido eNova Zelândia, fortíssimos aliados anglo-saxônicos que compõe o “The Five Eyes” (O clube dos cinco olhos). Esse acordo foi assinado em 1948, um ano após a fundação da CIA. O motivo para manter as cinco nações sobre o resto do mundo, é ter uma vantagem na economia para espionagem industrial. Será esse o único ou o real motivo?













2. O SISTEMA
2.1 A HISTÓRIA DO ECHELON

Com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As oportunidades e as ameacas globais
  • Ameaças a segurança na internet
  • Modelagem de Ameaças de Segurança
  • Ameaças a Segurança da Informação
  • Princípios da Segurança, ameaças e estratégias.
  • Segurança da informação: ameaças e vulnerabilidades
  • Oportunidades e ameaças á empregabilidade no cenario global
  • Oportunidades e ameaças presentes no cenario global

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!