ECastro A Propriedade 1

24419 palavras 98 páginas
ANPOCS 2001 / ST 23: Uma notável reviravolta: antropologia (brasileira) e filosofia (indígena)

A propriedade do conceito
Eduardo Viveiros de Castro

A ciência geral é simplesmente a ciência daquilo que é pensável universalmente enquanto tal. Isso inclui não apenas o que até aqui foi visto como lógica, mas também a arte da invenção, juntamente com o método ou meio de disposição, síntese e análise, a didática ou a ciência do ensinar, a gnostologia (a assim chamada noologia), a arte da reminiscência ou mnemônica, a arte dos caracteres ou dos símbolos, a arte da combinação, a arte da sutileza, a gramática filosófica; a arte de Lull, a Cabala dos sábios, e a magia natural. Talvez inclua também a ontologia, ou a ciência de algo e de nada, do ser e do não-ser, da coisa e de seus modos, da substância e do acidente. Não faz muita diferença como dividimos as ciências, pois elas são um corpo contínuo como o oceano.
(Leibniz, Introdução a uma enciclopédia secreta)

As páginas a seguir foram extraídas da primeira parte (inacabada) de um livro (em preparação). O núcleo temático desse livro foi esboçado em dois artigos já publicados: “Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio” (Viveiros de Castro 1996a) e “Atualização e contra-efetuação do virtual na socialidade amazônica: o processo do parentesco” (idem 2000). O que se apresenta abaixo procura explicitar a concepção de antropologia que estava implícita nessas análises. Trata-se, em suma, de meu modo de tentar responder à questão: “o que é a antropologia?” Ou, pelo menos, de sugerir uma das coisas que ela pode ser. No caso: uma metafísica experimental.

Sobre Lévi-Strauss e vice-versa

Uma maneira de situar este estudo sobre o pensamento dos povos nativos da floresta amazônica — um ‘pensamento selvagem’ — é dizer que seus temas estão radicados no estruturalismo, mas que seus problemas são, ao menos em parte, outros, pois outros são os tempos, e outro o estado do conhecimento etnológico.
Digamos, então, que seu ponto

Relacionados

  • Mina Neves-Corvo
    2043 palavras | 9 páginas
  • Salvador
    11768 palavras | 48 páginas