Ebaeae

926 palavras 4 páginas
PUC-CAMPINAS – Pontifícia Universidade Católica de Campinas
CLC – Centro de Linguagem e Comunicação
Administração de Marketing

Anderson Lucas Vidio Tomieiro

POR QUE COMPRAMOS?
Documentário (2009)

Campinas
2014
Anderson Lucas Vidio Tomieiro

POR QUE COMPRAMOS?
Documentário (2009)

Trabalho apresentado à Pontifícia Universidade Católica de Campinas como parte das exigências da disciplina Administração de Marketing, ministrada pela Prof. Marcelo Adhemar Perez Lopez, do quinto semestre do curso de Publicidade e Propaganda, período noturno.

Campinas
2014

Breve análise dissertativa do documentário “Por que compramos (2009)?”, na qual estão descritos as seguintes questões:
A importância de outros setores no organograma da empresa com relação ao marketing.
A influência de outros profissionais no processo de inovação de produtos e serviços.

Ao analisar a estrutura organizacional de uma grande empresa, vemos que o organograma da companhia é composto por colaboradores que desempenham funções bem distribuídas, em uma hierarquia extremamente detalhada, na qual os auxiliares estão abaixo dos coordenadores, que respondem aos gerentes, que se reportam ao diretor, que presta conta ao presidente (por exemplo).
Na corporação, cada hierarquia está enquadrada em um departamento, o qual tende a ser independente dos demais setores que compõem a companhia. Contudo, em um mundo capitalista e globalizado no qual se vive nos dias de hoje, vê-se que a visão tradicional do organograma de uma empresa tem estado defasada, ou seja, algumas corporações estão fazendo com que a rixa e/ou independência existente entre os setores seja extinta. Sendo assim, as empresas deixam de lado o “engessamento” criado com a divisão dos departamentos e tentam criar uma “mistura” de profissionais. O organograma perde o lugar de necessidade da empresa, dando lugar à harmonia da equipe e ao bem estar dos funcionários.
A

Relacionados