eb,wçlrçb

417 palavras 2 páginas
“A Sociologia e o turismo”
O chamado de Fenómeno social que se gera no turismo foi se desenvolvendo em paralelo com a humanidade,embora so se tenha notado mais tarde com a sociologia(ciência que estuda o comportamento humano,neste caso,no turismo).Podemos começar com um excelente exemplo para ajudar a perceber melhor o que é o fenómeno social.Temos o exemplo do caso da sociedade Cubana,em que os seus próprios habitantes têm como única forma de se interligar com outras sociedades é através do turismo, tanto a população em geral como os agentes turísticos, pois existem áreas restritas aos habitantes, as quais só tem acesso o turismo e tendo também em consideração que a única maneira de entrar em Cuba é como turista. Mas voltando ao ínico,aos meados de 1840,as pessoas eram movidas por poucos motivos,tais como negócios e fé na religião. No séc. XVI começaram as viagens para projectos educativos, em que esta viagem fazia parte da educação aristocrática. Já no séc. XIX, começam a surgir os momentos de lazer, a sociedade era constituída por uma elite aristocrática.
De seguidada deu se a revolução industrial,e com isso aumentou o poder de compra da maioria das pessoas,com o emprego publico surgem tambem também os capitalistas cujo poder assenta na indústria e no comércio, a partir deste ponto foram realmente vários os factores do mundo moderno que levaram a evolução e crescimento do turismo.
Do cavalo, ao jacto privado; das grandes férias anuais, aos vários fins-de-semana low cost divididos ao longo do ano; da praia e sol, ao espaço.
Da evolução da sociedade, resulta a evolução do turismo. Com o estudo da sociologia do turismo, são vários os resultados, não só o perfil geral dos turistas, os gostos, as preferências os hábitos e costumes mastambém as mudanças e comportamentos que ocorrem nestes, que no dia-a-dia não ocorreriam.
A evolução da sociedade fez despertar o gosto por tipos de turismo que anteriormente eram impensáveis e hoje podemos ate chamar turismo

Relacionados