Eansino a distância. tutores presenciais

358 palavras 2 páginas
ENSINO A DISTÂNCIA. TUTORES PRESENTES.
Ensino a distância, aprendizado a distância, educação a distância, aprendizagem aberta, seja qual for o termo, todos já estão habituados a essa não tão nova modalidade de ensino. Tudo se concretiza a partir da convergência de tecnologias que possibilitam o trabalho coletivo e colaborativo dos personagens envolvidos. Há a individualidade do aluno misturada com a face a face virtual real, os especialistas presentes por meio tecnológico no mesmo tempo, mas não no mesmo espaço e, com o peso da importância imensurável, o tutor de sala.
É o tutor quem se posiciona entre a realidade da presença e a presença virtual, assegurando a gerência dos processos tecnológicos, sem nada modificar, apesar de poder intervir, e assegura também os processos comunicacionais virtuais com os presenciais.
O bom tutor se mostra na competência, nas habilidades e atitudes específicas, fazendo funcionar a transição aluno-aprendizado-virtualidade num cenário tão complexo. Complexa também é essa missão de fazer funcionar um cenário interativo presencial entre professores e alunos. Para tanto, tem a sensibilidade necessária para reconhecer não só as fragilidades do sistema, mas também do alvo deste. E é no apagar das câmaras que o tutor de sala aparece e mostra a sua imagem e valor, que é único. Deixa de lado a função de canal e passa a ter a tutela dos que estão a sua frente, ao vivo e presentes no mesmo espaço.
Não dá para imaginar que o sistema funcionaria sem a fundamental existência e atuação do tutor: por acaso o aluno sairia da sala após a teleaula de forma tranquila, sem dúvidas, sabendo desenvolver as atividades, tendo realmente absorvido a essência do que fora lecionado, apto a realizar uma boa avaliação do aprendizado e sabendo se conduzir dentro do que se propôs ser enviada de tão grande distância?
Nossos tutores de sala são os pés e as mãos delicadas do EAD. São a eliminação do ’’D’’, transformando-o em ‘’P’’ de presencial. Mas também de

Relacionados