eanerd value GP

3578 palavras 15 páginas
ANAIS

APLICAÇÃO DO MODELO EARNED VALUE MANAGEMENT SYSTEM - EMVS NA
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS - PDP

IARA TONISSI MORONI CUTOVOI ( itmoroni@hotmail.com )
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
JOSE ANTONIO ARANTES SALLES ( salles@uninove.br )
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
ROSANGELA M. VANALLE ( rvanalle@uninove.br )
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Resumo: Retrata-se uma situação de integração do processo de desenvolvimento de produtos PDP ao longo da cadeia de suprimentos por meio do fluxo de valor. Avalia-se um caso de aplicação de um modelo de PDP numa empresa de autopeças líder em seu segmento. A partir da aplicação do pensamento enxuto na cadeia de suprimentos, e da metodologia EMVS na análise de desempenho do PDP, é criado um Check List para evitar desperdícios no gerenciamento de projetos. Os resultados demonstram que a metodologia tem aspectos positivos, mas sua aplicação leva tempo e tem reflexos em toda cadeia de suprimentos.
Palavras-chaves: PDP; pensamento enxuto; fluxo de valor e EMVS.

1. Introdução
O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é primordial para a competitividade das empresas nos mais diversos segmentos de mercado. Pautada entre as melhores práticas para a sua gestão, está o emprego da abordagem de processos, que possui o intuito de integrar as atividades, técnicas e métodos de diferentes áreas do conhecimento como custo, engenharia, logística, qualidade, marketing, gerenciamento de projetos entre outras. A velocidade do desenvolvimento tecnológico e o crescimento da competição estão tornando esta dimensão uma das mais importantes no mundo dos negócios.
No Brasil existem poucos grupos de pesquisa estudando estes temas, e nas empresas também há falta de profissionais que dominem técnicas e métodos para gerenciar eficientemente projetos, em especial os de desenvolvimento de novos produtos. A etapa de desenvolvimento de novos produtos faz parte do ciclo da inovação, que vai da descoberta de um novo

Relacionados