Eafkasdm

1870 palavras 8 páginas
Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana – Sistema Urinário- Prof. Raphael Garcia

Sistema Urinário
Introdução
O sistema urinário é uma das 4 vias excretoras do nosso corpo. As demais são: O intestino grosso, a pele e os pulmões. Esse sistema consiste de 2 rins, que produzem a urina, 2 ureteres que conduzem a urina à bexiga e a uretra que descarrega o conteúdo da bexiga. O sistema urinário controla a concentração de substâncias no sangue, mantendo, assim, a homeostase dos líquidos corporais.

Morfologia e localização
Os rins são órgãos pares em formato de feijões com cerca de 11 cm de comprimento, de 115 a 170 g de peso, situados na parte posterior da cavidade abdominal, atrás do peritônio, sobre a musculatura da parede posterior do abdome. Seu pólo superior está ao nível da 12ª vértebra torácica e o inferior ao nível da 3ª lombar. O rim direito é em geral mais baixo que o esquerdo em virtude de seu relacionamento com o fígado. Ambos movem-se ligeiramente, empurrados pelo diafragma, durante a respiração.

v. Cava inferior Rim Esquerdo

Rim Direito

a. Aorta descendente

Bexiga

Página 1 de 9

Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana – Sistema Urinário- Prof. Raphael Garcia

Estruturas externas
Cada rim é recoberto por uma fina membrana de tecido fibroso chamado cápsula fibrosa. Sua borda lateral é convexa, enquanto que a borda medial é côncava. Na face medial, em uma região chamada Hilo renal, é o local por onde entram e saem os vasos sanguíneos, linfáticos, nervos renais e a pelve renal. A pelve é a porção coletora superior expandida do ureter. No pólo superior de cada rim estão localizadas as glândulas supra-renais.

Glândulas Supra-renais a. Renal

Hilo Renal

v. Renal

Ureteres Estruturas internas
O rim possui internamente uma área central escurecida chamada medula e uma área periférica mais clara chamada córtex renal. A medula é formada por 8 a 12 pirâmides renais cujos ápices convergem em projeções conhecidas como papilas que

Relacionados