EaDs II BIOCEL

963 palavras 4 páginas
ESTUDO DIRIGIDO II DE BIOLOGIA CELULAR 2014.I
1) Quais são as principais diferenças entre as células procariotas e eucariotas?
A célula procariótica não possui núcleo, portanto desprovida do envoltório nuclear (carioteca), possui DNA circular ( um único Cromossomo) em uma região chamada nucleóide, são as mais primitivas (3,5 bilhões de anos), não possuem organelas citoplasmáticas, algumas possuem além da membrana plasmática e da parede celular uma cápsula (gram negativas) responsável pela liberação de toxinas.

A célula eucariótica é bem complexa, segundo Gerard Tortura (2006) ela teria surgido a mais ou menos 2,5 bilhões de anos atrás, como resultado de especializações da célula procariótica. Ela possui um núcleo individualizado revestido por uma membrana nuclear, o DNA ora assume a forma de cromatina como de cromossomo, possui muitas organelas que desempenharão as mais variadas funções, estas por sua vez também revestidas por membranas, além de abrigar mitocôndrias e cloroplastos que segundo teorias são descendentes de bactérias ancestrais.

2) A célula ao lado é procariótica ou eucariótica? Justifique!
Procariótica, porque possui todas as características deste tipo de célula. Podemos notar o DNA próximo ao mesossomo, os ribossomos e polirribossomos dispersos no citoplasma, as fímbias e também o flagelo.

3) Por que é primordial para o metabolismo celular que exista uma acentuada relação entre a área superficial de uma célula e o seu volume?
De acordo com o livro Microbiologia de Brock, a razão S/V de uma célula afeta vários aspectos de sua biologia, incluindo a evolução. Como exemplo ele fala das vantagens de ser uma célula pequena, e de como células pequenas possuem uma maior superfície em relação ao volume do que células grandes. Como a taxa de crescimento celular depende, entre outras coisas da taxa de troca de nutrientes, a razão S/V maior das células menores, permite uma maior troca de nutrientes por unidade de volume celular, em comparação a

Relacionados

  • ATIVIDADES PRATICAS BIOLOGIA 2015 1 Opkmz4yghdgtjf131012015
    1297 palavras | 6 páginas