EAD4 Seminário de Páticas Profissionais

523 palavras 3 páginas
Arquitetura e Urbanismo
Seminário de Prática Profissional
Renata Filippetto Oliveira
Maycon Ricardo de Freitas


Integral
08/04/2015

Elabore uma síntese de um dos filmes indicados abaixo e defina como três personagens desenvolvem sua consciência ética e capacidade crítica. Elabore texto contínuo em formato de redação.
Filmes: Matrix 1
O filme matrix 1 é o primeiro de uma trilogia que conta a história de Thomas Anderson, um programador que vive uma vida monótona durante o dia e é o hacker Neo à noite e que, à medida que vai tendo pesadelos em que é conectado por cabos, começa a questionar a realidade em que vive, acreditando estar sendo manipulado por algo maior. Quando encontra Morpheus e Trinity, ele descobre a realidade sobre Matrix, um nome que ele vinha ouvindo falar, que consiste em um sistema que manipula a mente das pessoas, cria um mundo ilusório fazendo-as pensar que estão vivendo neste mundo e utiliza os corpos das pessoas para produzir energia. Assim, Thomas, chamado por Morpheus de O Escolhido (o messias que iria salvar o mundo de matrix) entra para o grupo de resistência ao sistema e tenta derrubá-lo.
Os personagens principais da saga, são Neo (Thomas Anderson), Morpheus e Trinity. Morpheus é o líder do movimento contra o sistema e capitão da nave Nabucodonozor e Trinity é membro da tripulação da nave e par romântico de Neo.
Durante toda a narrativa, os personagens, principalmente Neo, são obrigados a fazer escolhas éticas e a trabalhar sua capacidade crítica. Uma das primeiras demonstrações disso é quando Neo começa a questionar sobre sua realidade, utilizando de sua capacidade crítica para avaliar o ambiente em que estava inserido, as informações que vinha recebendo e os sonhos que estava tendo. Outro exemplo é quando é oferecido para Neo as pílulas azul e vermelha, fazendo-o tomar uma das, se não a, decisões mais difíceis do filme, em que, tomando a pílula azul, ele seguiria vivendo a vida no mundo ilusório de matrix e tomando a pílula vermelha,

Relacionados