EaD2

Páginas: 6 (1294 palavras) Publicado: 25 de junho de 2015
1º Q) As cinco forças de influência segundo M. Porter são as seguintes:
1. Ameaça de novos participantes (barreiras à entrada)
2. Poder de barganha dos fornecedores
3. Poder de barganha dos clientes (compradores)
4. Produtos ou serviços substitutos (ameaça)
5. Concorrência (rivalidade)
A partir das informações presentes no texto “A consolidação da indústria do aço” é possível analisar como cadaforça atua para aumentar ou diminuir a atratividade desta indústria específica. Ao citar, por exemplo, que o fornecimento da matéria-prima principal (minério de ferro) é controlado majoritariamente por três grandes produtores e que estas empresas controlam as flutuações de preços deste insumo é possível concluir que esta concentração influi para diminuir a competitividade da indústria do aço. Aorestringir a sua posição e poder de barganha frente aos seus compradores, afinal, sua matriz de custos fica pressionada pelos poucos fornecedores e diminui (enquanto indústria) sua capacidade de atingir seus objetivos em vendas e aumento de receitas.
O mesmo pode ser dito em relação ao poder do comprador. No caso da indústria do aço, quanto mais concentrado estiver o poder dos compradores, menoresas opções para a indústria como um todo e, portanto menor a sua competitividade.
Os produtos substitutos e avanços tecnológicos também contribuem neste caso para diminuir a competitividade da indústria em tela, da mesma forma que o aumento do poder de barganha dos compradores e dos fornecedores, na medida em que potencialmente diminuem a sua demanda por aço: “as latas de aço se tornaram cerca de1/3 mais finas ao longo das últimas décadas”.
A entrada de novos concorrentes, como no caso do texto, a entrada dos grandes produtores russos e o aumento da rivalidade em si, também afetam a competitividade da indústria ao diminuir seu próprio poder de barganha e opções de negócios frente ao seu respectivo mercado.
A conclusão desta análise a partir das cinco forças influenciadoras de Porter é quea competitividade, enquanto capacidade de atingir um objetivo ou cumprir uma missão, é prejudicada na medida em que elas se intensificam e exercem “pressão” sobre a atividade. As barreiras de entrada, por exemplo, enfraquecem a concorrência e aumentam a competitividade da indústria analisada – aliviam a pressão sobre as opções disponíveis, neste caso. O dinamismo destes movimentos e influências(forças) contribui para atratividade da indústria na medida em que o grau de sua competitividade aumenta e diminui com as cinco forças postuladas por M. Porter.

2º Q) A estratégia da LAN Airlines se baseia em ocupar, focar sua atuação, em segmentos que de certa forma são complementares (transporte de carga e passageiros) de modo a manter sua ocupação e operação das aeronaves otimizada em níveisaltos (maior giro). Esta estratégia na prática viabiliza sua diferenciação dentro do conceito que o texto chama de ciclo virtuoso – uma operação (carga) sustenta e retroalimenta a outra (passageiros), permitindo inclusive a oferta de serviços premium, de maior valor agregado. Neste sentido, para que se possa traçar um paralelo com as estratégias genéricas de Porter, a opção adotada pela LAN de focara atuação em mais de uma estratégia genérica de fato viabilizou a diferenciação na oferta de serviços.
Em relação à contribuição da escola do posicionamento para a administração, a principal pode se resumir na palavra “conteúdo”, citada em diversos momentos por Mintzber et al. Se na escola do design o CEO assume o papel similar ao de um psicanalista, observando “de fora” um paciente em um divã, aescola do posicionamento transforma o “psicanalista” em intérprete/analista de uma verdadeira “ressonância magnética” em comparação, ou seja, o volume de dados e processos analíticos ganha volume e a definição das estratégias nesta escola passa ser a de avaliação das opções mapeadas neste processo. A partir deste conteúdo, a estratégia surge como se fosse um bolo a partir de uma receita (matriz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ead2 1
  • Atividades EAD2 QI CONTABIL
  • Atividades EAD2 QI CONTABIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!