EAD2_VITORIAOLIVEIRA

435 palavras 2 páginas
EAD02 – Seminário e prática profissional
Resenha do filme “Obrigado por fumar”
Vitória Oliveira – turma 1
Resenha: “Obrigado por fumar”
Para analisar de forma crítica o filme Obrigado por Fumar (2005), é possível observar os eventos ocorridos através de três óticas diferentes: a do personagem principal
(Nick Naylor), de seu filho (Joey) e da repórter do Washington Probe (Heather Holloway).
O primeiro é um representante da Academia de Estudos do Tabaco nos Estados
Unidos, responsável por falar pelas grandes empresas de cigarros, e defender o seu nome perante a sociedade, ou pelo menos amparar os seus consumidores: os fumantes. Nick
Naylor vive na pele o que chamariam de advogado do diabo. Ele é obrigado a defender o que muitos chamariam de indefensável, e por isso, passa a manipular os resultados dos estudos sobre os efeitos nocivos do cigarro ao ser humano.
Contudo, Nick vive em guerra com a sua própria consciência ética, dessa forma, se coloca em dúvida muitas vezes sobre o que está fazendo, se é certo ou errado, afinal, o produto que ele vende é responsável pela morte de 475 mil pessoas por ano.
Para fomentar a crise com a sua própria consciência, Nick Naylor percebe que seu filho, Joey, está cada vez mais interessado no seu trabalho. Então Nick tenta passar a ideia para ele de que sua função como lobista de uma coalizão de empresas de cigarro é algo normal, é o que ele faz para pagar as contas. Nick chega a usar como exemplo um advogado que defende criminosos.
É possível verificar que Joey muda o seu pensamento sobre o seu pai com o decorrer do filme. O que antes ele achava repugnante se tornaria algo razoável, por isso, passa a defender o pai em diversas situações. E assim, ele cria sua capacidade crítica.
Joey começa a pensar de forma individual e não coletiva, abandonando a mesma ideia generalizada presente em grande parte da população.
Diferente de Nick Naylor, que vive em conflito com a sua consciência, a repórter
Heather Halloway não faz uma própria

Relacionados