EAD12345

1541 palavras 7 páginas
Educação a distância: princípios balizadores

A Educação a Distância (EAD) possibilita uma maior flexibilidade de tempo e espaço para a comunicação entre professores e alunos. Nos ambientes virtuais de aprendizagem estão disponíveis uma infinidade de ferramentas que ampliam as possibilidades da mediação pedagógica sendo que os alunos, através da psicologia cognitiva, percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação.

Numa perspectiva construtivista, a EAD está alicerçada principalmente nos princípios da atividade, participação e colaboração do sujeito, na construção do conhecimento e nas interações entre pares e professor-aluno. Em função disso, o planejamento das situações de ensino e aprendizagem, da avaliação e a própria metodologia adotada pelo professor precisam estar em consonância e, de certa forma, traduzir tais princípios.

Segundo Becker (2001), Piaget é um dos principais representantes desta linha, que diz que só há aprendizagem quando, o esquema de assimilação sofre acomodação, ou seja, uma reestruturação da estrutura cognitiva já existente, resultando em novos esquemas de assimilação mental. Dessa forma, a educação apoiada pelas tecnologias da informação e da comunicação, como conseqüência uma concepção construtivista e interacionista de educação. Essa concepção é abordada em Becker, da seguinte forma:

O construtivismo, segundo Becker (2001, p.72):

Construtivismo [...] significa a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado – é sempre um leque de possibilidades que podem ou não ser realizadas. É constituído pela interação do indivíduo com o meio físico [...] .(2001, p. 72)

O autor explica que nessa perspectiva o conhecimento não está nem no sujeito, nem no objeto, mas sim é resultante da interação que ocorre entre ambos. O aluno tem papel ativo no processo de aprendizagem e na construção de seu conhecimento. Essa diversidade

Relacionados