Ead-introdução ao estudo unversitario

329 palavras 2 páginas
ATIVIDADE 1

questão 1: existe alguma relação entre o raciocínio do senso comum, da ciência e da filosofia ?
O senso comum nos muita indagação, coisas que a sociedade nos lega como sendo certas. Mas acredito que num dado momento alguém ousou pensar se essas coisas era realmente irrefutáveis, e nesse momento -do pensar sobre por quê- foi que a busca por um saber filosófico começou a permear a nossa espécie. Ele, apos um longo processo, amadureceu pra o que conhecemos hoje como ciência consumada.

Questão 2: a universidade tem a função de conjugar as atividades que lhe caracterizam e que são as de ensino, pesquisa e extensão.
a) como se definem e se relacionam a pesquisa, o ensino e a extensão?
A pesquisa e imprescindível para que possamos manter nossas ciências vivas e em constante evolução, na busca por novas soluções que contribuam para sociedade. O ensino é a base para que venhamos a formar cidadãos éticos, morais, proativos e capazes de difundir e aplicar o resultado dessas pesquisas. por fim, a extensão deve ligar nossas instituições de ensino ás associações , empresas ,fundações, organizações . estabelecendo a conexão do mundo acadêmico com a sociedade civil.
b)como se definem e se relacionam o projeto político institucional, o plano de desenvolvimento institucional e o projeto pedagógico de curso?
O PPI estabelece as diretrizes estruturais das instituições de ensino, suas pretensões a longo prazo. O PDI é um documento onde se define a missão das instituições de ensino superior ,estrategias para atingir suas metas e objetivos . Deve conter cronograma, metodologias e as ações do IES.
O PPC é utilizado na implantação de um curso, diretrizes curriculares em conformidade com o MEC, a orientação do perfil do egresso, habilidades específicas, estágio e atividades complementares do curso.

c)qual a função e o significado do ENADE?.
O enade verifica se o rendimento dos alunos dos cursos de graduação estão de acordo com seus contendos curriculares,

Relacionados