Ead - ensino à distância

Páginas: 13 (3175 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
EaD: Resumo Histórico

Ao contrário do que se pensa, o ensino ou educação a distância não tem seu início marcado pelo surgimento das novas tecnologias. Há autores que apontam manuscritos como as cartas de Platão e as epístolas de São Paulo como sendo a experiência mais antiga de EaD.

O primeiro avanço tecnológico para o crescimento do ensino a distância foi proporcionado pela máquina deimpressão inventada por volta de 1450, por Johann Gutemberg. A partir de então, a palavra passou a ser reproduzida em larga escala.

No final do século XVIII, com o desenvolvimento do serviço postal na Europa, surgiram as primeiras experiências de educação por correspondência. Até meados do século XX, esta era a única forma conhecida de EaD.

Por volta de 1950, o ensino a distância passou a serinfluenciado pelos novos meios de comunicação de massa: o rádio e a televisão. Com a disponibilização de imagem e som, a sala de aula podia ser reproduzida e enviada para o aluno.

A comunicação era unilateral, isto é, apenas o professor podia transmitir informações ao aluno, sem nenhuma interface. Porém, começaram a surgir conferências telefônicas, proporcionando comunicação bilateral, ou seja,entre professor e aluno. Os cursos por correspondência que se utilizavam dessa tecnologia tinham custos elevados.

Com o surgimento da internet, a EaD passou a despontar como a principal alternativa de comunicação de alunos com o professor e entre si. Essa comunicação tanto pode ser assíncrona através de e-mails, como síncrona por meio de chats ou bate-papo em tempo real.

A cada dia acomunicação via internet se aprimora e hoje o recurso de videoconferência encontra-se praticamente democratizado. A webcam aboliu principalmente a desculpa de que faltava o "olho no olho" nos processos de ensino-aprendizagem.

Até há poucos anos, apenas algumas pessoas tinham conhecimento acerca do termo e-learning. Hoje esta modalidade encontra-se introduzida em residências, escolas, universidades eempresas.

No Brasil, o Telecurso 2000 e o Instituto Universal Brasileiro constituem exemplos dos mais antigos e respeitados programas de EaD. Contribuíram muito para iniciar a criação de uma nova cultura de aprendizado que firma-se a cada dia que passa, sobretudo na área de treinamentos corporativos.

As empresas vêem no e-learning uma inovação cada dia mais eficaz para treinamentos viainternet ou intranet. Haja vista o acelerado compasso com que estão sendo oferecidos esses cursos a distância pode-se afirmar seguramente que o e-learning veio para ficar.


1 O que é EaD?

- EaD é um tipo de ensino que tem crescido muito em vários países. EaD é o método de ensino onde o aluno não necessita comparecer à um lugar físico chamado de sala de aula e aprende o conteúdo/matéria através deoutros meios como computadores via conferências de vídeos ou vídeos, CD-ROM’s, Smartphones, ipod , ipad etc.
Geralmente as aulas acontecem pela internet.
No EaD o aluno pode criar um horário pra estudar, ele tem a possibilidade de gerenciar seus estudos que dependendo do aluno pode ser prejudicial. As provas usualmente são efetuadas nas instituições para avaliação do aprendizado.
Um exemplo deEaD pode ser alguns exercícios extra classe que são feitos pela internet, ou seja, não é necessário que o aluno compareça à sala de aula e ainda sim está aprendendo a matéria.

Algo muito importante que o Ministério da Educação (MEC) criou são os referenciais de qualidade em EAD, visando facilitar o controle de qualidade dos cursos oferecidos a distância. Os referenciais não foram criadosapenas pelos representantes do governo, mas houve a participação de especialistas na área, universidades e da sociedade interessada.

Muitos que não conhecem, podem pensar que basta seguir tudo que os referenciais colocam que é possível fazer um curso a distância de qualidade, porém este não foi feito dizendo como um curso a distância deve ser, mas o que ele deve ter no mínimo (sem explicar como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ead ensino a distancia
  • ensino a distancia ead
  • ENSINO A DISTANCIA EAD
  • EAD- Ensino a Distancia
  • EAD Ensino a Distancia
  • EAD Ensino a Distancia
  • Ead
  • O modo de se avaliar o ensino a distância – ead

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!