E3E_Atividade_Individual_ _Tania_Sanches_Perrella

865 palavras 4 páginas
Matriz de tarefa individual
Módulo: 3
Fórum: Inovar para vencer
Título A inovação dentro do contexto empresarial: O caso do Cirque du Soleil
Aluno: Ana Luiza Alves de Carvalho
Disciplina: Estratégia de Empresas – MB19
Turma: IBS00-UCI-BH02-T1_EEEAD-30_1214
Introdução

Segundo Paulo Antônio Zawislak, em entrevista à HSM Management, “o domínio da cadeia de valor é, em poucas palavras, a capacidade que a empresa tem de conhecer, estar atualizada e, principalmente, atuar sobre as diferentes atividades e etapas de agregação de valor. (...) Para se ter um produto qualquer é preciso dominar o conjunto amplo de elementos que o compõem –entre eles materiais, design e processos.”

O Cirque du Soleil, fundado há mais de 30 anos por dois artistas de rua, é a síntese da inovação do circo, contando com enredo, cenário e vestuário próprios, bem como música ao vivo durante as apresentações e a ausência de animais. De 1990 a 2000, o Cirque expandiu rapidamente, passando de um show com 73 artistas em 1984, para mais de 3.500 empregados, em mais de 40 países, com 15 espetáculos apresentados simultaneamente e lucro anual estimado em US$ 600 milhões. É, sem sombra de dúvidas, uma empresa de sucesso.

Cinco forças competitivas

A vantagem competitiva do Cirque du Soleil é tamanha, que dificilmente sofrerá ameaças de novos entrantes. Nos seus 30 anos de existência, o Cirque se consolidou e é hoje uma referência mundial em arte circense, tanto para o público, quando para os melhores profissionais do mercado. Não sofre, portanto, com rivalidade, uma vez que atingiu um patamar diferenciado em relação à maneira tradicional de fazer circo.

Além disso, para garantir a posição já conquistada, o Cirque du Soleil cria um novo espetáculo a cada ano, de forma a sempre ter um produto novo para apresentar nas diferentes turnês pelos países.

Em relação a produtos substitutos, é muito difícil imaginar o que poderia ofuscar a magia de um espetáculo circense da magnitude e qualidade do Cirque du

Relacionados