eólicas

Páginas: 2 (475 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2015
A energia eólica é uma forma indireta de obtenção de energia do sol, uma vez que os ventos são gerados pelo aquecimento desigual da superfície da Terra pelos raios solares. Em outros termos, aenergia eólica é a energia do movimento (cinética) das correntes de ar que circulam na atmosfera.


Funcionamento
A energia eólica com a finalidade de conversão em energia elétrica pode ser obtida devárias formas. A mais comum é por meio de aerogeradores. Um aerogerador é um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento e que converte energia eólica em energia elétrica. Pode ser implantado emterra ou mar(offshores), onde a presença do vento é mais regular.
O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido comoturbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro,do regime de ventos na região em que está instalada.


Polui é renovável?
A energia eólica é uma forma de obtenção de energia de fontes totalmente renovável e limpa, não produz qualquer tipo depoluente. Sendo por isso, umas das principais apostas no campo das fontes renováveis de energia.
Alguns especialistas falam que a única poluição causada é a poluição sonora por causa do barulho das turbinase a poluição visual. Mais esse tipo de poluição despende do ponto de vista particular de cada um.

Onde é mais utilizada
O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta e, embora hoje ovento seja responsável por míseros 29 megawatts (MW) dos cerca de 92 mil MW instalados no país, há planos ambiciosos para exploração dessa fonte de energia.
Utilizado para mover barcos moinhos de ventoabastece algumas cidades e propriedades rurais



Eólica de agua doce
Em meio aos campos de altitude, na divisa com o Estado do Paraná, localizam-se os aerogeradores que fornecem energia para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eólica
  • Eolica
  • EOLICA
  • eolica
  • Eólica
  • Eolica
  • Eólica
  • Eolica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!