Eólica

Páginas: 2 (445 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energiamecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases deefeito de estufa durante a produção e requer menos terreno. O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia. A energia é obtida pelo movimento do ar (vento). Éuma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares.
A conversão da energia cinética dos ventos em mecânica tem sido utilizada pela humanidade há cerca de 3000 anospassados. Os moinhos de ventos usados para moer grãos e bombear água no meio agrícola foram as primeiras aplicações da energia eólica. Os moinhos de vento foram inventados na Pérsia no século V. Osmecanismos básicos de um moinho de vento não se modificaram desde então: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade). Os ventos sãogerados pela diferença de temperatura da terra e das águas, das planícies e das montanhas, das regiões equatoriais e dos pólos do planeta.
A quantidade de energia disponível no vento varia de acordo comas estações do ano e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo também tem grande influência na distribuição de freqüência de ocorrência dos ventos e de sua velocidade em um local. Alémdisso, a quantidade de energia eólica extraível numa região depende das características de desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados. Aavaliação precisa do potencial de vento em uma região é o primeiro e fundamental passo para o aproveitamento do recurso eólico como fonte de energia. Para a avaliação do potencial eólico de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eólica
  • Eolica
  • EOLICA
  • eolica
  • Eólica
  • eólicas
  • Eolica
  • Eolica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!