Déspota e tocrático

686 palavras 3 páginas
Pesquisa sobre: O QUE É DÉSPOTICO E TEOCÁTICO

Cabo de Santo Agostinho, 08 de Maio de 2013.
Déspotico: Opressor, prepotente, tirano e tirânico.
Déspota: é uma qualificação dada à pessoa que governa de forma arbitrária ou opressora. Muitas vezes atingem o poder pelas vias democráticas ou movimentos populares, mas com o tempo busca enfraquecer as demais instituições, reger leis de interesse próprio e adquirir autoridade absoluta. É o mesmo que ditador, ou seja, o indivíduo que exerce todo o poder político sozinho ou com um pequeno grupo de pessoas sufocando seus opositores.
Despotismo: é uma forma de governo em que o poder se encontra nas mãos de apenas um governante. O despotismo é, sem dúvida, a forma mais simples de governo. É baseado em um conceito simples: o poder detém a razão. Numa sociedade despótica, o poder é mantido inquestionavelmente por aqueles que detêm o poder sobre as forças armadas e consequentemente, podem reforçar suas ordens. Por causa da opressão experimentada neste tipo de regime, os déspotas frequentemente percebem que sua aptidão para controlar a população é proporcional ao uso de tropas armadas nas cidades e nas cidades em que as pessoas moram. Uma característica típica do despotismo é a falta de ligação entre os governados.
Além disso, por ser uma forma de governo tão centralizada, o despotismo tem dificuldades de combater eficazmente rebeliões e impedir o desvio de finanças do Estadose seu território crescer demasiadamente. Déspotas pagam um preço alto demais pelo desperdício e corrupção em suas sociedades. E, com o desenvolvimento de formas de governo mais sofisticadas, déspotas se dão conta de que dar um golpe de estado é necessário para aumentar o crescimento.
Exemplos de Déspostas mais conhecidos da história:
Napoleão Bonaparte (França); Adolf Hitler (Alemanha); Floriano Peixoto e Getúlio Vargas (Brasil); Fidel Castro (Cuba); Augusto Pinochet (Chile); Saddam Hussein (Iraque); Kim Joing-II (Coréia do Norte).

Teocrático:

Relacionados

  • Jean Jacques Rousseau Do Contrato Social
    55316 palavras | 222 páginas
  • Tocquevile - a democracia na américa
    42872 palavras | 172 páginas