Décio pignari - babel

571 palavras 3 páginas
Poema Torre de Babel (1960)

TORRE DE BABEL
TORRE DE BELÉM
TURRIS EBURNEA
TOUR EIFFEL
TOUR DE FORCE
TOWER OF LONDON
TOUR DE NESLE
TORRE DI PISA
TORRE A ESMO

ENEREATLRIE
TBOIOCRDEFO
EARREEDBTSF
RRUSIOSOEEO
OTEBEDTTALO
ULORBTEOAOF
ROOSLNRRETE
MNPDERFRRLM
ETDEUWEREIN
URUD

Biografia do Autor
Nascido em 1927, o paulista Décio Pignatari é poeta, ensaísta, publicitário e teórico da comunicação. Ao lado dos irmãos Augusto e Haroldo de Campos, tornou-se um dos principais formuladores da poesia concreta, lançada em 1956.
Qual o tema do poema
Em "Torre de Babel", Pignatari constrói uma torre de torres conhecidas na tradição arquitetônica ou religiosa, com direito a alguns ruídos bem-humorados como tour de force; torre a esmo (torresmo?). Na base da torre, o caos babeliano.

O marco inicial do concretismo
O Concretismo surge na Europa, por volta de 1917, na tentativa de se criar uma manifestação abstrata da arte.

A busca dos artistas era incorporar a arte (música, poesia, artes plásticas) às estruturas matemáticas geométricas. A intenção deste movimento concreto era desvincular o mundo artístico do natural e distinguir forma de conteúdo.

Por volta de 1950, a concepção plástica da arte chega ao Brasil através do suíço Max Bill: artista, arquiteto, designer gráfico e de interiores. Bill é o responsável por popularizar as concepções da linguagem plástica no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956.
A importância do concretismo para o poema contemporâneo
Para os concretistas a arte é autônoma e a sua forma remete às da realidade, logo, as poesias, por exemplo, estão cada vez mais próximas das formas arquitetônicas ou esculturais. As artes visuais não figurativas começam a ser mais evidentes, a fim de mostrar que no mundo há uma realidade palpável, a qual pode ser observada de diferentes ângulos.
O autor precursor
Max Bill
(Winterthur, Suíça, 1908 mdash; 9 de dezembro de 1994) foi um designer gráfico, designer de

Relacionados