DéboraDocs

524 palavras 3 páginas
Álcool
Álcool é uma substância química que tem várias utilidades, sendo utilizado para fabricar produtos desde produtos de limpeza até combustível- seu carro pode ser movido a gasolina, a gás ou a álcool, extraído da cana de açúcar.
Pois é além dessas utilidades, o álcool também é usado na fabricação de bebidas como vinho, cerveja, uísque, a vodca, o chope, a caipirinha etc.
Quando alguém ingere bebida em excesso, ou seja, exagera nas doses , o corpo fica mole, a pessoa não consegue pensar direito, perde a capacidade de falar, andar equilibrado, dirigir e pode até ir parar no hospital com oque chamamos de coma e alcoólico, um problema muito sério em que a pessoa fica como se estivesse dormindo e não consegue acordar.
O alcoolismo tem pouco a ver com o tipo de álcool bebido por uma pessoa, há quanto tempo a pessoa bebe, ou até mesmo exatamente quanto álcool bebe. Porém, tem muito a ver com a necessidade incontrolável por álcool. Esta descrição do alcoolismo nos ajuda a entender o porquê de a maioria dos dependentes de álcool não conseguir se valer só de "força de vontade" para parar de beber. Estas pessoas estão sob a forte compulsão do álcool, uma necessidade que se mostra tão forte quanto a sede ou a fome.
Por isso, dizemos que as bebida alcoólicas são inimigas do nosso cérebro. Aos poucos elas vão matando nossos neurônios e o cérebro vai ficando fraco, sem capacidade para cumprir seu principal papel: comandar a máquina que é nosso corpo. E não é só o cérebro que sofre nossos pâncreas e fígado também. Em alguns casos, o pâncreas fica tão destruído que deixa outra vilã tomar conta de nosso corpo: a diabetes. O álcool também prejudica o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão. Dessa forma, havendo uma grande dosagem de álcool no sangue, o fígado sofre uma sobrecarga para metabolizá-lo.
Apesar de ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o

Relacionados