dzgdfxgdxx

479 palavras 2 páginas
Ética
É uma palavra com relativa dificuldade de definição. Entretanto, é expressa por um conjunto de valores que uma sociedade impõe sobre um ou mais indivíduos. É uma espécie de manual, que nos mostra a maneira “correta” de agir em determinadas circunstâncias e situações. A ética é uma espécie de acordo entre as partes envolvidas em um processo social, construído ao longo dos séculos e modelado de acordo com a sociedade.
A palavra vem do grego Ethos, que significa caráter, modo se ser.

- As noções de moral e ética mudam conforme o tempo e o espaço.

As reflexões em torno da moral são fundamentais para uma postura ética e para colaborar para que tal ética se transforme em moral a posterior.
A palavra “moral”, para muitos, tem adquirido um sentido pejorativo, associado a “moralismo”. Prefere-se associar à palavra ética os valores e regras que prezam, querendo assim marcar diferenças com os “moralistas”.
A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do

Relacionados