dytryrt

510 palavras 3 páginas
Técnico de Segurança e Salvamento em Meio Aquático
O que é?
O Técnico de Segurança e Salvamento em Meio Aquático desenvolve actividades de prevenção e de salvamento em espaços de risco e de sinistralidades aquáticas diversificadas, sob orientação de um técnico superior da área.
O que faz?

• Participa na análise de riscos aquáticos e elabora planos de prevenção, de segurança e salvamento aquáticos.
• Colabora com o sistema de gestão, prevenção e salvamento em meio aquático da empresa pública ou privada que enquadre actividades relacionadas com a água.
• Participa na definição de procedimentos a adoptar em situações de emergência de afogamentos.
• Colabora na concepção de locais, postos e processo de trabalho das equipas de segurança e salvamento, bem como na informação e formação dessas equipas.
Onde pode trabalhar?
O Técnico de Segurança e Salvamento em Meio Aquático pode desenvolver a actividade profissional em praias e piscinas públicas ou privadas, albufeiras, lagos, aquários de aquacultura, fossos de actividades sub-aquáticas, marinas, parques aquáticos,rios e mar.
Que formação precisa?
Para o exercício da profissão de Técnico de Segurança e Salvamento em Meio Aquático é fundamental adquirir uma qualificação profissional de nível 3 na respectiva saída profissional, correspondente à área de educação e formação de Protecção de Pessoas e Bens (861), que se pode obter através da frequência e conclusão de um curso profissional.
• Condições de acesso a esta formação: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.
• A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do curso - o diploma do 12º ano de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível 3.

Técnico da Qualidade
O que é?
O Técnico da Qualidade organiza e põe em prática os diferentes procedimentos que garantem a qualidade das matérias-primas, dos meios de produção e dos produtos.

Relacionados