Dygfdgh

2769 palavras 12 páginas
HISTÓRIA DA ENFERMAGEM Profª Rosemari Scodeller

Período Pré-Cristão Neste período as doenças eram tidas como um castigo de Deus ou resultavam do poder do demônio. Por isso os sacerdotes ou feiticeiras acumulavam funções de médicos e enfermeiros. Mais tarde os sacerdotes adquiriam conhecimentos sobre plantas medicinais e passaram a ensinar pessoas, alegando-lhes funções de enfermeiros e farmacêuticos.

Egito
Os Egípcios deixaram alguns documentos sobre a medida conhecida em sua época. As receitas médicas deviam ser tomadas acompanhadas da recitação de fórmulas religiosas. Pratica-se o hipnotismo, a interpretação de sonhos; acreditava-se na influência de algumas pessoas sobre a saúde de outras. Havia ambulatórios gratuitos, onde era recomendada a hospitalidade e o auxílio aos desamparados.

Índia:
Foram os únicos, na época, que citaram enfermeiros e exigiam deles qualidades morais e conhecimentos científicos. Nos hospitais para distrair os pacientes. O bramanismo fez decair a medicina e a enfermagem, pelo exagero respeito ao

corpo humano, proibia a dissecação de cadáveres e o derramamento de sangue. As doenças eram consideradas castigo.

Assíria e Babilônia
Entre os Assírios e Babilônios existiam penalidades para médicos incompetentes, tais como: amputação das mãos, indenização etc... A medicina era baseada na magia - acreditava-se que sete demônios eram os causadores das doenças.

China
Os Chineses conheciam algumas doenças: varíola e sífilis. Procedimentos: operações de lábio. Tratamento: anemias indicavam ferro e fígado; doenças da pele aplicavam o arsênico. Anestesia: ópio. Construíram alguns hospitais de isolamento e casas de repouso. A cirurgia não evoluiu devido à proibição da dissecação de cadáveres.

Grécia:

A medicina tornou-se científica, graças a Hipócrates, que deixou de lado a crença de que as doenças eram causadas por maus espíritos. Hipócrates é considerado Pai da Medicina. Observava o doente, fazia diagnóstico, prognóstico e a terapêutica.

Relacionados