Dyessica da roch1

394 palavras 2 páginas
Dyessica da rocha
INOVAÇÕES E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA RELAÇÃO REGULATÓRIA OU EMANCIPATÓRIA?
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA*

Segundo VASCONCELOS (2004) o projeto político pedagógico é um plano global da instituição, é um processo de planejamento participativo que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo e ação educativa que se quer realizar. É num processo de transformação um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição.
Além de contar a história da escola, o PPP é um documento onde é organizada as atividades, sendo mediador de decisões, da condução de ações e da análise dos seus resultados e impactos. Pode-se dizer também que é um planejamento que prevê ações a curto, médio e longo prazo, intervindo diretamente na prática pedagógica diária. (BENTO,2006). autora Veiga, demonstra neste artigo o significado de inovação e projetopolítico-pedagógico sob duas perspectivas: como uma ação regulatória ou técnica e como uma ação emancipatória ou edificante.
Sua preocupação é melhorar a qualidade da educação pública, “além de garantircondições de acesso e permanência de crianças, jovens e adultos nesses componentes educacionais” (VEIGA, 2003, p.268), dentro da sociedade fazendo parte do sistema político.
O sistema educativoenfrenta uma preocupação fundamental: “[...] melhorar a qualidade da educação pública para que todos aprendam mais e melhor” (VEIGA, 2003, p.268).
A inovação regulatória ou técnica caracteriza-sepela mudança do todo, pelas mudanças das partes. Decorrem de prescrições, de recomendações externas à escola; normalmente tendem a ser burocratizadas, não sendo resultado de processos participativos epartilhados pela comunidade escolar (VEIGA, 2003).
A inovação regulatória ou técnica é instituída no sistema, provoca mudança, onde esta mudança não produz um projeto pedagógico novo,produz o mesmo sistema modificado. Ela visa uma introdução acrítica do novo no velho, proporcionando um

Relacionados