dxskksk

342 palavras 2 páginas
A crise de 1929 e a segunda industrialização no Brasil
Em 1929, a quebra nos mercados acionários do mundo provocou uma forte queda nos preços internacionais das commodities. "O Brasil era fortemente dependente das exportações de café, e tinha uma enorme dívida externa, que precisava ser financiada com essas vendas", afirma o professor de História Econômica da FEA-USP, Renato Colistete.

Além da queda nos preços, a crise provocou uma diminuição na renda e no consumo no mundo todo, prejudicando ainda mais as vendas de café. As exportações do produto, que chegaram a US$ 445 milhões em 1929, caíram para US$ 180 milhões em 1930. A cotação da saca no mercado internacional, caiu quase 90% em um ano.

-a crise mundial de 1929 que empurrou os países para o fascismo e o mundo para a 2ª Guerra Mundial
-significativa elevação das taxas de desemprego
- elevado grau de exploração da força de trabalho e redução da participação dos rendimentos do trabalho na renda nacional
-queda da bolsa de valores de Nova York

No dia 24 de outubro de 29, conhecido como a “quinta-feira negra”, houve pânico na Bolsa. Cerca de 13 milhões de ações foram negociadas a qualquer preço, em um único pregão. De uma hora para outra, milhares de investidores viram-se na miséria.Dai em diante a crise só se desenvolveu e por volta de 1933, mais de 14 milhões de norte-americanos estavam desempregados. Isso nos EUA porque no mundo já eram 40milhoes

Os países desesperados para se safarem, tomaram medidas desesperadas (mundanos seus regimes para regimes mais autoritários ) e ai você pode imaginar o que aconteceu né , a confusão foi tamanha que se tornou a segunda guerra mundial.
No Brasil o café, principal produto de exportação, tinha nos Estados Unidos o seu maior comprador. com os EUA todo zuado não podendo comprar café provocou a queda do preço e transformações políticas, sociais e econômicas no Brasil.

Relacionados