dwsadfs

810 palavras 4 páginas
É importante ressaltar a necessidade de manutenção de peso normal nas pessoas com diabetes e naqueles sem diabetes com antecedentes familiares da doença. Uma das formas para definir o peso ideal é o índice de massa corpórea (IMC). Consideramos um IMC normal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se este valor estiver entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Obtemos esse índice com a divisão do peso em quilogramas pela altura ao quadrado em metros.

IMC = Peso (kg) Altura x Altura (m)

IMC maiores que 25 indicam sobrepeso, maiores que 30 significam obesidade grave e maiores que 40, obesidade mórbida. Como exemplo, podemos citar uma pessoa com 80kg e 1,70m de altura.

IMC = 80 / 1,70 x 1,70 = 80 / 2,89 = 27,68 (maior que 25).

O tratamento da obesidade é sempre necessário e implica, primeiramente, em firme determinação, tanto do paciente obeso como de seu médico. Como a obesidade, na maioria das vezes, resulta de maior ingestão de calorias em relação às calorias gastas, é importante a instituição de dietas hipocalóricas. Ou seja, o total de calorias consumidas deve ser inferior ao calculado para necessidade calórica basal (mínimo de calorias que o corpo precisa para manter os órgãos vitais funcionando).

Obesidade e Síndrome Metabólica

Nos últimos anos houve um aumento na incidência de doenças crônicas (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares) e fatores de risco associados (como tabagismo, estresse, sedentarismo e alimentação inadequada), que ocasionaram o aumento da morbidade e da mortalidade da população adulta mundial.

A associação da obesidade às outras patologias crônicas citadas acima é denominada Síndrome Metabólica.

Existem alguns desencontros na definição de Síndrome Metabólica (SM), pois não há uma descrição internacional definitiva. Com isso, cada grupo de pesquisadores segue um conjunto de patologias associadas, de acordo com trabalhos desenvolvidos.

Atualmente, estima-se que 24% da população adulta dos EUA e entre 50 e

Relacionados